Um dos atacantes fez-se explodir e o outro foi morto pelas forças turcas de segurança.
Note-se que o governo da Turquia tinha convocado hoje o embaixador da Noruega em Ancara para pedir esclarecimento e criticar que as autoridades norueguesas não tomassem medidas para impedir uma “provocação”.
O presidente dos EUA reagiu à intenção de Ancara de atacar os curdos sírios, aliados de Washington na luta contra o Estado Islâmico
Ancara tem ultimado planos para entrar na Síria e atacar as mílicias curdas das Unidades de Proteção do Povo, aliadas de Washington
O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu a necessidade de “uma resposta global para combater o terrorismo”.
Os embaixadores da Rússia e dos Estados Unidos em Ancara foram chamados ao Ministério dos Negócios Estrangeiros na terça-feira. Na agenda, ponto único: manifestar repúdio contra qualquer apoio aos curdos sírios. “Tal como os países aliados não admitem o suporte militar a grupos afiliados à al-Qaeda, a Turquia não pode admitir apoio armado a grupos…
As duas visitas de Estado que envolveram Portugal e Turquia nos últimos seis anos partilham semelhanças. Em ambas Lisboa manifestou o apoio à adesão de Ancara à União Europeia – e as duas aconteceram em períodos marcados por instabilidade e críticas à actuação do Governo turco.