Autarca de Pombal (PSD) assume presidência da ANMP com Ana Abrunhosa (PS/Livre/PAN), Amadeu Albergaria (PSD), Ricardo Leão (PS), Nuno Piteira Lopes (PSD) e Flávio Massano (independente) como vice-presidentes.
Autarca da Figueira é hipótese para a presidência da Associação de Municípios. Menezes também.
Nomes como Luís Filipe Menezes e Pedro Santana Lopes ou Pedro Duarte e Nuno Piteira Lopes, passando pelo próprio Carlos Moedas, estão a ser ponderados como potenciais sucessores da socialista Luísa Salgueiro à frente da Associação Nacional de Municípios.
A presidente da ANMP disse entender que as candidaturas já deviam estar analisadas e em execução, e lamentou que obras não tenham avançado porque está tudo dependente daquela aprovação, num mecanismo produzido pela administração central.
“Não estamos indisponíveis para o debate”, referiu o primeiro-ministro
Na semana passada, a ANMP enviou à ministra da Coesão Territorial uma carta em que expõe a sua posição sobre a matéria
A associação de municípios vai propor ao Governo a redução de 5% no IVA da energia.
Esta reunião, para a qual fomos agora convidados, faz todo o sentido, Senhora Presidente. Aliás, permita-me a correção: fazia todo o sentido, há alguns meses. Havendo já um acordo da ANMP com o Governo na matéria, o que há a discutir? Era importante discutir? Era, sim. Mas, estando já tudo decidido, nada mais há para…
Numa carta aberta a Luísa Salgueiro, onde acusa a ANMP de ser uma ‘câmara de reverberação’ do Governo que transformou os municípios em ‘meros guichets’ do Poder Central, o autarca de Oeiras argumenta que o encontro deste sábado para discutir a descentralização de competências não faz sentido quando já foi tomada uma decisão sem ouvir…
A informação foi confirmada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros.
Foi aprovado o acordo para a transferência de competências do Estado para os municípios (descentralização) nas áreas da Educação e Saúde.
Após a reunião de ontem, em Coimbra, a ANMP decidiu enviar ao presidente do órgão entre congressos, Carlos Moedas, a proposta de reunião.
Audiência ocorre uma semana depois de Rui Moreira ter anunciado saída da ANMP.
O PCP, bem como vozes do PS, criticaram a saída do Porto da Associação dos Municípios.
A Assembleia Municipal do Porto votou e aprovou a saída do Porto da ANMP.
Documento segue agora para deliberação na Assembleia Municipal do Porto.
O autarca do Porto acusa “o total fracasso da ANMP em desempenhar as funções que lhe estão estatutariamente atribuídas”.
Presidente da República exortou partidos a colocarem ideias à discussão nas próximas eleições legislativas.
É a primeira mulher a assumir este cargo.