“O português não se permite estar bem”. Portugal tem o pior resultado da OCDE na saúde mental. O psiquiatra Pedro Varandas explica porquê.
Portugal é dos países que consomem mais antidepressivos e as farmácias comprovam que as vendas têm aumentado. Mas se olharmos para os ansiolíticos, sedativos e hipnóticos, o número tem diminuído. É preciso “uma reflexão crítica e aprofundada”.
A covid-19 foi das alturas mais impactantes em termos de saúde mental. “Dificilmente alguém ficou de fora, quer fosse dos mais ansiosos, quer fosse dos mais resilientes”, diz o psicólogo João Nuno Faria. Reconhece que a ansiedade e depressão estão no top 10 dos problemas da saúde mental, mas há outros que se têm agravado.
Em dois anos, triplicaram os alunos em lista de espera por apoio psicológico nas Universidades de Lisboa. A Faculdade de Direito registou, este ano letivo, um caso de uma estudante que pôs fim à vida.
Investigadores de uma universidade alemã perceberam que o toque ajuda a aliviar ou atenuar queixas mentais e físicas.
As mulheres afetadas pela ansiedade são o dobro dos homens.
Martim, de 22 anos, automutila-se e já sofreu de distúrbios alimentares. Sílvia, mãe de uma adolescente de 14 anos, narra que a filha toma um ansiolítico todos os dias. O que se passa com a saúde mental das crianças e dos jovens portugueses?
Maior parte das chamadas estão relacionadas com problemas e sintomatologia “associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise”. 14.000 foram de profissionais de saúde.
A atriz, de 50 anos, disse que tinha como hábito roer as unhas.
Fernando Mamede, Michael Phelps, André Gomes ou Iniesta são apenas alguns exemplos.
Cantora deixa conselho importante: “Se precisarem liguem para a linha Voz Amiga 800 209 899 e se puderem, façam terapia. Amo-vos. Ninguém está sozinho”.
O Infarmed garante que está a fazer “todos os esforços no sentido assegurar o abastecimento das farmácias e unidades de saúde com a maior brevidade”
O humorista de 39 anos contou um episódio que viveu ao lado da mãe das suas filhas com o intuito de que os seus seguidores “não estão sozinhos”.
Aquilo que começou por ser um problema acabou por se revelar algo que ajudou o neto de Isabel II a controlar a ansiedade.
Stevie Lucas estava a preparar-se para embarcar num voo entre a Nova Zelândia e a África do Sul, quando os seguranças do aeroporto de Joanesburgo lhe disseram que este não poderia entrar a bordo com aquela t-shirt, devido ao desenho da cobra.
Ansiedade e depressão são os problemas mais comuns
O site funciona apenas em inglês e em espanhol