Blinken tem sido um dos intervenientes mais importantes do Governo americano neste último mandato. Secretário de Estado da administração Biden-Harris, tem sido a figura central da posição americana face aos desafios da conjuntura internacional atual. Do apoio incondicional à Ucrânia até à tentativa de replicar a diplomacia de vaivém de Henry Kissinger no Médio Oriente
Espera-se que as reuniões para um durem o até ao fim de semana.
“Numa reunião muito construtiva com o primeiro-ministro Netanyahu hoje, confirmou-me que Israel aceita a proposta de aproximação. Que a apoia. Agora cabe ao Hamas fazer o mesmo”, declarou Blinken
Blinken encontra-se a realizar a nona viagem à região, desde o início do conflito entre o Israel e o Hamas, a 07 de outubro de 2023.
Enquanto esteve reunido com o Presidente israelita, Isaac Herzog, durante uma reunião em Telavive, Antony Blinken assegurou que Israel ganhará a guerra com o Hamas, com recurso à ajuda dos EUA.
Com a Finlândia a aderir à Aliança, a guerra na Ucrânia continua e o papel da China está a chamar a atenção. O secretário de Estado norte-americano foi a Bruxelas e deu uma entrevista à Euronews onde falou no braço-de-ferro entre as superpotências.