António José Seguro



  • Seguro não afasta regresso à política

    “Nada na vida é irreversível”, diz o ex-secretário-geral do PS

    Seguro não afasta regresso à política

  • “Quando eu digo ‘afastei-me’, nem sequer estou à espreita”, garante António José Seguro

    O ex-secretário-geral do PS deu uma entrevista à TSF, onde falou acerca da entrada da extrema-direita na Assembleia e da regionalização.

    “Quando eu digo ‘afastei-me’, nem sequer estou à espreita”, garante António José Seguro

  • Há quem queira no PSD o método que levou Costa a derrubar Seguro

    A eleição de António Costa como líder do PS através de eleições primárias abertas a todos os militantes e simpatizantes socialistas foi um marco em Portugal. Foi a primeira vez que este método foi usado e na altura houve quem no PSD visse nesta nova forma de escolher uma liderança uma ideia para aproximar eleitos…

    Há quem queira no PSD o método que levou Costa a derrubar Seguro


  • O futuro de António José Seguro

    Fui à apresentação, em Lisboa, do interessante livro  A Reforma do Parlamento Português de António José Seguro. Foi um sucesso – como vai ser nos locais onde for apresentado – e notava-se pela presença maciça de pessoas oriundas de várias proveniências, e pela atmosfera envolvente, que o acontecimento ultrapassava a apresentação do livro. E a…

    O futuro de António José Seguro

  • 548 dias depois, Seguro falou de Costa

    António José Seguro remeteu-se ao silêncio, sobre a vida interna do PS e sobre a actualidade política nacional, após as directas em que saiu derrotado. Hoje, porém, criticou a forma como António Costa se promoveu nos media para chegar à liderança dos socialistas.

    548 dias depois, Seguro falou de Costa

  • Costa convida Seguro para a tradicional descida do Chiado

    O PS convidou todos os antigos secretários-gerais e presidentes do partido – incluindo os anteriores responsáveis pelos cargos, António José Seguro e Maria de Belém -, para fazerem a tradicional descida do Chiado, na sexta-feira, em Lisboa.

    Costa convida Seguro para a tradicional descida do Chiado

  • Segurismo acabou

    Álvaro Beleza diz ao SOL que “não há segurismo sem Seguro”, em resposta à pergunta se o segurismo acabou. O processo de negociação das listas de deputados, por si liderado, deixou sub-representada a minoria que esteve do lado do ex-secretário-geral. Entraram 21 seguristas, mas vários notáveis ficaram de fora. E esta tendência interna fracturou-se. Beleza,…

    Segurismo acabou


  • Seguristas chegam separados ao Rato

    António Galamba, chega primeiro, zangado. Depois Miguel Laranjeiro, aparentemente conformado. Minutos depois dos dois seguristas excluídos das listas de deputados do PS, chega Álvaro Beleza, o negociador desta ala política, acompanhado do núcleo dos que eram fiéis ao anterior secretário-geral. À entrada para a sede do Largo do Rato, na noite da reunião da Comissão…

    Seguristas chegam separados ao Rato

  • Seguristas à espera de um sinal de Costa

    As listas de deputados são aguardadas com nervosismo no grupo de socialistas que formaram o núcleo político de António José Seguro. O fantasma de uma ‘limpeza de seguristas’ alimenta conversas da minoria, que se reúne  com regularidade semanal.

    Seguristas à espera de um sinal de Costa

  • PS: Minoria segurista mostra-se

    No final deste mês, a minoria do PS que estava com Seguro faz uma prova de vida, num jantar em Matosinhos. As listas de deputados e as sondagens preocupam. 

    PS: Minoria segurista mostra-se

  • ‘Espião’ informava Sócrates sobre o PS de Seguro

    José Almeida Ribeiro, um quadro do SIS, terá sido apanhado nas escutas da Operação Marquês a fazer briefings quase diários a José Sócrates sobre o PS então liderado por António José Seguro.

    ‘Espião’ informava Sócrates sobre o PS de Seguro


  • ‘Escuteiros’ rompem com Beleza

    A formação de listas para os órgãos internos do PS fracturou a ala segurista. De um lado Álvaro Beleza e a facção mais moderada, do outro o grupo dos ‘escuteiros’, como ficaram conhecidos, liderado por Miguel Laranjeiro.

    ‘Escuteiros’ rompem com Beleza

  • Sócrates pelos corredores

    O nome de Sócrates nunca foi pronunciado no palco, mesmo que vários oradores tenham feito o discurso passar pela importância de afastar a política da justiça. Mas nos corredores do congresso do PS, em Lisboa, o recluso 44 esteve no centro de quase todas as conversas.

    Sócrates pelos corredores

  • Beleza arranca aplauso para Seguro

    Álvaro Beleza, o socialista que negociou com António Costa a representação dos seguristas na nova direcção, subiu ao palco do congresso do PS para dizer que a sua missão está cumprida. E para conseguir que os socialistas aplaudissem, sem entusiasmo, António José Seguro.

    Beleza arranca aplauso para Seguro

  • Costa cumprimenta Seguro para mostrar unidade

    Pela primeira vez António Costa mencionou António José Seguro para puxar pela unidade do PS, num Congresso que quer de pacificação.

    Costa cumprimenta Seguro para mostrar unidade


  • Na moção de Costa nada fica de Seguro

    Na campanha eleitoral das primárias, António Costa acusou António José Seguro de apenas ter “seis medidas e meia”, entre as 80 que davam corpo ao seu Contrato de Confiança. O resto, acusava, era uma cópia do programa eleitoral de Sócrates ou mais antigos. Mas numa análise à moção de Costa para o congresso do PS…

    Na moção de Costa nada fica de Seguro

  • Seguristas resistem a Beleza

    Há uma pergunta que atravessa os apoiantes de Seguro desde que Álvaro Beleza obteve um acordo para que aquele sector fique representado (com um terço dos lugares) nos órgãos de direcção do novo PS: irá António Costa cumprir de boa fé o acordo?

    Seguristas resistem a Beleza

  • Manuel Mota, o deputado que substitui Seguro

    Manuel Mota, empresário e professor, já é um repetente na substituição de deputados. Em 2005, tomou o lugar deixado vago por Vieira da Silva, que foi para o governo como ministro do Trabalho e da Segurança Social, e agora substitui António José Seguro, o ex-líder do PS.

    Manuel Mota, o deputado que substitui Seguro