António Saraiva lamenta o tempo que o Estado demora a pagar, numa altura em que os donativos não são suficientes para responder aos pedidos de ajuda, que têm disparado. E diz que o setor social continua a ser o ‘parente pobre’.
Nomeação é feita, de acordo com os estatutos, por despacho conjunto do primeiro-ministro e do ministro da Defesa.
De saída da CIP após 19 anos, 13 dos quais como presidente, lembra que viveu crises atrás de crises e conviveu com sucessivos governos. Admite que o período da covid foi o que mais o angustiou e defende que Portugal tem de ‘definir um desígnio’.
Presidente da CIP defende, no próximo ato eleitoral, um acordo entre os dois partidos mais votados nas urnas.
O presidente da CIPquestiona o aumento do número de funcionários públicos em determinadas áreas quando as empresas são obrigadas a fazer reestruturações. António Saraiva elogia a redução da taxa de desemprego e admite que está aquém das expectativas que tinha e lamenta que PRR não seja usado para ajudar as empresas que foram agora confrontadas…
António Saraiva, o patrão dos patrões crítica a falta de diálogo por parte do Governo em relação ao aumento do salário mínimo nacional e chama a atenção para o facto de a maioria das empresas portuguesas em fase de pandemia não conseguirem suportar esta subida. E questiona como numa fase em que a economia nacional não…
Ninguém passa incólume por uma crise destas dimensões. O endividamento terá aumentado, assim como os seus custos. Nem todas as empresas resistirão.
Ex-presidentes da confederação contactados pelo SOL veem com naturalidade a alteração dos estatutos para permitir a continuidade do atual presidente à frente da organização.
Nos últimos meses como presidente da CIP, António Saraiva diz que não é possível ‘aumentar este ou aquele setor por vontade política’ porque a economia não se rege por vontades políticas. Já em relação ao salário mínimo, diz que não pode ser definido por decreto, mas pela negociação. Quanto a valores para 2020, aponta para…
“As famílias e funcionários públicos foram beneficiados mas mais uma vez as empresas são esquecidas”
Para o também presidente da CIP é importante colocar o tema mar na agenda dos decisores políticos e investidores. Mas admite que o setor ainda não ganhou glamour de outras indústrias, como a do automóvel.
Para António Saraiva, o presidente da Confederação Empresarial de Portugal, a fábrica de Palmela está a enfrentar uma luta político-sindical desnecessária
Para o presidente da Confederação Empresarial de Portugal, a fábrica de Palmela está a enfrentar uma luta político-sindical desnecessária
Presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) diz que ser pequeno empresário em Portugal é uma aventura
Presidente da CIP defende que António Costa tome posse para ultrapassar a incerteza política, apesar de ver «sinais negativos» nos acordos à esquerda. O antigo operário da Lisnave, que venceu o domínio comunista dos estaleiros no pós-25 de Abril, aconselha Costa a manter-se «vigilante» com o PCP.
O presidente da CIP, António Saraiva, afirmou que a base inicial de 500 euros para a discussão do novo acordo sobre o salário mínimo em Portugal é actualmente “um dado praticamente adquirido”.