Farmacêutica justifica retirada com razões comerciais, mas vacina foi associada a mais de 80 mortes só no Reino Unido.
O regulador europeu recomenda agora que se inclua uma inflamação rara da medula espinal, chamada Mielite Transversa, à lista de efeitos secundários provocados por ambas as vacinas.
“Não podemos vacinar o planeta a cada seis meses”, defende o médico imunologista Andrew Pollard.
País tem cerca de 40% da população imunizada.
Há mais de sete milhões de vacinas por usar no país e a produção da vacina AstraZeneca na Austrália continua alta, mas uso diminui e muitas já expiraram o prazo
O laboratório deverá entregar 135 milhões de doses aos países da UE até ao final deste ano.
Portugal enviou dois lotes de vacinas para Angola, a 15 de julho e 19 de agosto.
Em comunicado, a Anvisa frisou que o medicamento de reforço será aplicado em voluntários que já receberam a segunda dose da vacina há 11 meses até 13 meses.
Task Force lembra que esta modalidade de vacinação tem horários específicos e que a afluência deve ser consultada antes.
A União Europeia tem 366 milhões de adultos. Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, 44,1% dos adultos com mais de 18 anos estão com a vacinação completa.
A maior parte das vacinas são da Pfizer.
Note-se que a vacina da AstraZeneca é a mais usada no Brasil.
A partir de estudos com pessoas vacinadas, a Agência Europeia do Medicamento disse que a vacinação completa protege contra a variante Delta e que todas as vacinas aprovadas conseguem neutralizar esta variante.
A Comissão da União Africana e o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças estão preocupados com a aplicabilidade do certificado digital da União Europeia, uma vez que não inclui, por enquanto, as vacinas inoculadas em África.
Incumprimento dos prazos obriga a penalização de 10 euros por cada dose não entregue.
Administração da vacina, de duas doses, era feita com intervalo de 12 semanas.
Recorde-se que em abril, a DGS recomendou a administração da vacina da AstraZeneca para pessoas acima dos 60 anos, seguindo a decisão de outros países, que também colocaram restrições etárias à vacina.
“O ensaio não atingiu o objetivo principal de prevenir casos sintomáticos de covid-19 após a exposição” ao vírus SARS-CoV-2, afirmou a farmacêutica em comunicado.
Enquanto houver alternativas disponíveis.