O grupo anunciou esta terça-feira que o colapso na Europa foi de 25,8% (até 1 443 917 veículos), com uma queda de 23,3% no mercado interno francês (até 535 591 unidades).
No mês de dezembro foram matriculados 18 290 automóveis, uma queda de 19,4% em comparação com o mesmo mês de 2019.
A ARAN já se havia confessado “indignada” com a limitação dos incentivos fiscais aos veículos híbridos e híbridos plug-in, acusando o Governo de “destruir o setor” para viabilizar o Orçamento do Estado para 2021.
“O alívio dos impostos à importação de carros usados vai agravar o fosso fiscal, estimulará a importação e acentuará as diferenças e favorecendo a economia de outros países em detrimento da nacional”, afirma Rodrigo Ferreira da Silva, presidente da ARAN.
O secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, lamenta a falta de medidas de estímulo para incentivar o setor, ao contrário do que foi feito por outros países europeus. A retoma do incentivo ao abate e a redução do IVA a 13% são vistas por Hélder Pedro como medidas para salvar este mercado.
Se olharmos apenas para o mês de outubro, conclui-se que foram matriculados, pelos representantes legais de marca a operar em Portugal, 16 565 veículos automóveis, ou seja, menos 13% do que em igual mês de 2019.
Setor automóvel tem enfrentado fortes quebras de vendas devido à pandemia. Associação defende redução do ISV e registo dos revendedores.
Um novo paradigma para a mobilidade urbana é vital. A utilização do automóvel tem de diminuir. Defender que tudo fique na mesma não tem futuro. Mas as novas políticas para a mobilidade têm, simultaneamente, de respeitar as pessoas e a vida quotidiana.
A ACEA estimava, antes da pandemia, uma queda de 2% do mercado em 2020, após seis anos consecutivos de crescimento. Agora, as previsões apontam para uma queda histórica de 25% no total do ano.
A ACAP confirma que 97,9% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, contribuindo de forma significativa para a balança comercial do país. A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações recebendo 95,6% dos veículos produzidos em território nacional.
O registo de matrículas de viaturas novas na União Europeia deve passar das 12,8 milhões de unidades em 2019 para as 9,6 milhões este ano, segundo a ACEA.
Em Portugal, os operadores registaram 7 579 automóveis em maio, menos 71,6% face ao mesmo período de 2019, enquanto nos primeiros cinco meses do ano o número de veículos colocados em circulação retrocedeu 46,8%.
Entre janeiro e maio, foram colocados em circulação 64 323 novos veículos, o que representa uma diminuição face aos primeiros cinco meses do ano passado de 46,8%.
Foi anunciado que a histórica fábrica da Nissan, que emprega três mil pessoas – 30 mil, contando com empregos indiretos – vai encerrar já em Decembro.
A quebra devido à pandemia de covid-19 poderá custar ao fabricante japonês até 79,5% dos lucros no ano fiscal corrente, que termina a 31 de março de 2021.
A empresa japonesa indicou esta terça-feira que as vendas caíram 11,0% no primeiro trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O condutor já foi detido pelas autoridades e tinha zero álcool no sangue.
Projeto internacional em parceria com a Bosch aposta na condução autónoma e situa-se perto dos 170 milhões de euros de investimento