Iuri Gagarine foi o primeiro homem a cumprir a órbita terrestre. O sputnik-Vostok esteve no espaço durante 108 minutos. Deixou uma carta para a mulher no caso de morrer. A carta seria entregue sete anos mais tarde
Primeiro filme a cores do cinema português, com Amália Rodrigues e Diamantino Vizeu como protagonistas, fez sucesso na sua estreia, no Condes.
Na noite da passagem do ano de 1961 para 1962, o capitão Varela Gomes leva a cabo mais uma acção contra o Regime – o assalto ao Quartel de Beja, Regimento de Infantaria 3. O ano acaba como começara, pleno de acontecimentos que punham em causa a coesão da política interna e a competência da…
“Vagô, Romance dos Bichos do Mato”, é um livro de Henrique Galvão. Foi escrito na prisão do Aljube, em 1952, e apreendido pela Pide nas instalações da impressora. Todos os exemplares foram destruídos. Só veria a luz do dia após o 25 de Abril de 1974.
Chamaram-lhe, também, a Abrilada de 1961.
Na madrugada do dia 22 de Janeiro de 1961, um grupo de 23 exilados políticos, comandados pelo capitão Henrique Galvão, uma espécie de herói romântico do anti-fascismo, tomou de assalto o paquete Santa Maria que acabara de largar do porto de Curaçao, nas Antilhas Holandesas, e rumava a Miami com 600 passageiros e 350 tripulantes…
Por ordem alfabética: Álvaro Cunhal, Carlos Costa, Francisco Martins Rodrigues, Francisco Miguel, Guilherme da Costa Carvalho, Jaime Serra, Joaquim Gomes, José Carlos, Pedro Soares, Rogério de Carvalho.
A propósito da morte de José Nogueira, figura do anti-fascismo, protagonista da fuga, em Junho de 1962, de Agostinho Neto de Lisboa para Tânger, cabe recordar a fase difícil que viveu o Regime no início dos anos-60, com uma série de episódio que puseram em causa a solidez do Estado Novo e a capacidade da…
Em 1974, Philippe Cousteau, filho do famoso realizador e oceanógrafo, Jacques-Yves Cousteau, resolveu comprar um hidroavião. Chamou-lhe Calypso II, ou Calypso Voador. Calypso era o nome do barco do seu pai, centro da maior parte de seu trabalho naquilo que ficou conhecido por “O Mundo do Silêncio”.
De dia 9 de Janeiro a 23 de Fevereiro desse ano amaldiçoado de 1943, nem a memória foi curta. Depois da queda do avião da BOAC (British Overseas Aairways Corporation), seguiu-se o desastre com um Clipper da Pan-Am.
A queda do hidroavião inglês Golden Horn no Mar da Palha, enquanto efectuava um voo de teste, no dia 9 de Janeiro de 1943, criou consternação natural em Portugal. Os jornais mantiveram-se atentos durante dias a fio, recolhendo testemunhos e opiniões.
Os aviões de carreira podem estar prestes a aterrar no Montijo mas a verdade é que já estiveram lá perto: amaravam no Tejo. Chamou-se Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo. A largura do Mar da Palha, as águas geralmente mansas e profundas, convidaram a que os velhos hidroaviões das companhias aéreas internacionais que atravessavam o Atlântico…
Ao rondar das dez e meia da manhã do dia 9 de Janeiro de 1943, Lisboa viu chamas caírem do céu sobre o Mar da Palha. O hidroavião pertencia à companhia britânica British Overseas Airways Corporation (BOAC) e tinha o nome de Golden Horn. Há vários dias que se encontrava parado no Aeroporto de Cabo…