avidacomoelafoi



  • 14 de março de 1958. Quando o sangue da arena deixou de ser a branco e preto…

    Primeiro filme a cores do cinema português, com Amália Rodrigues e Diamantino Vizeu como protagonistas, fez sucesso na sua estreia, no Condes.

    14 de março de 1958. Quando o sangue  da arena deixou de ser a branco e preto…

  • 31 dezembro 1961/1 janeiro 1962. O assalto ao quartel de Beja

     Na noite da passagem do ano de 1961 para 1962, o capitão Varela Gomes leva a cabo mais uma acção contra o Regime – o assalto ao Quartel de Beja, Regimento de Infantaria 3. O ano acaba como começara, pleno de acontecimentos que punham em causa a coesão da política interna e a competência da…

    31 dezembro 1961/1 janeiro 1962. O assalto ao quartel de Beja

  • 10 de novembro de 1961. Operação Vagô

    “Vagô, Romance dos Bichos do Mato”, é um livro de Henrique Galvão. Foi escrito na prisão do Aljube, em 1952, e apreendido pela Pide nas instalações da impressora. Todos os exemplares foram destruídos. Só veria a luz do dia após o 25 de Abril de 1974.

    10 de novembro de 1961. Operação Vagô

  • 11/13 Abril de 1961. O golpe falhado de Botelho Moniz

    Chamaram-lhe, também, a Abrilada de 1961.

    11/13 Abril de 1961. O golpe falhado de Botelho Moniz

  • 22 Janeiro de 1961. Santa Liberdade

    Na madrugada do dia 22 de Janeiro de 1961, um grupo de 23 exilados políticos, comandados pelo capitão Henrique Galvão, uma espécie de herói romântico do anti-fascismo, tomou de assalto o paquete Santa Maria que acabara de largar do porto de Curaçao, nas Antilhas Holandesas, e rumava a Miami com 600 passageiros e 350 tripulantes…

    22 Janeiro de 1961. Santa Liberdade

  • 3 de Janeiro de 1960. Os dez de Peniche

    Por ordem alfabética: Álvaro Cunhal, Carlos Costa, Francisco Martins Rodrigues, Francisco Miguel, Guilherme da Costa Carvalho, Jaime Serra, Joaquim Gomes, José Carlos, Pedro Soares, Rogério de Carvalho.

    3 de Janeiro de 1960. Os dez de Peniche

  • Episódios que abalaram o Regime

    A propósito da morte de José Nogueira, figura do anti-fascismo, protagonista da fuga, em Junho de 1962, de Agostinho Neto de Lisboa para Tânger, cabe recordar a fase difícil que viveu o Regime no início dos anos-60, com uma série de episódio que puseram em causa a solidez do Estado Novo e a capacidade da…

    Episódios que abalaram o Regime

  • O Tejo voltou a matar

    Em 1974, Philippe Cousteau, filho do famoso realizador e oceanógrafo, Jacques-Yves Cousteau, resolveu comprar um hidroavião. Chamou-lhe Calypso II, ou Calypso Voador. Calypso era o nome do barco do seu pai, centro da maior parte de seu trabalho naquilo que ficou conhecido por “O Mundo do Silêncio”.

    O Tejo voltou a matar

  • A morte voltou a 23 de Fevereiro

    De dia 9 de Janeiro a 23 de Fevereiro desse ano amaldiçoado de 1943, nem a memória foi curta. Depois da queda do avião da BOAC (British Overseas Aairways Corporation), seguiu-se o desastre com um Clipper da Pan-Am.

    A morte voltou a 23 de Fevereiro

  • As tragédias de Cabo Ruivo

    A queda do hidroavião inglês Golden Horn no Mar da Palha, enquanto efectuava um voo de teste, no dia 9 de Janeiro de 1943, criou consternação natural em Portugal. Os jornais mantiveram-se atentos durante dias a fio, recolhendo testemunhos e opiniões.

    As tragédias de Cabo Ruivo

  • Quando o aeroporto era o Tejo

    Os aviões de carreira podem estar prestes a aterrar no Montijo mas a verdade é que já estiveram lá perto: amaravam no Tejo. Chamou-se Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo. A largura do Mar da Palha, as águas geralmente mansas e profundas, convidaram a que os velhos hidroaviões das companhias aéreas internacionais que atravessavam o Atlântico…

    Quando o aeroporto era o Tejo

  • Chamas sobre o rio

    Ao rondar das dez e meia da manhã do dia 9 de Janeiro de 1943, Lisboa viu chamas caírem do céu sobre o Mar da Palha. O hidroavião pertencia à companhia britânica British Overseas Airways Corporation (BOAC) e tinha o nome de Golden Horn. Há vários dias que se encontrava parado no Aeroporto de Cabo…

    Chamas sobre o rio