Numa mensagem assinada pelo presidente do Conselho de Administração, Miguel Frasquilho, e pelo presidente da Comissão Executiva, Ramiro Sequeira, lê-se que a administração”endereçou, durante a semana passada, comunicações às estruturas representativas dos trabalhadores, convidando as mesmas a participar em processos de diálogo social neste início de ano.
Em comunicados divulgados esta segunda-feira, o executivo comunitário indica que aprovou a ajuda estatal de 120 milhões de euros da Grécia à Aegean Airlines e de 73 milhões de euros de Itália à Alitalia por considerar que ambas estão “em conformidade” com as regras comunitárias.
O sindicato considera a gestão de voos da TAP “incompreensível” do ponto de vista comercial e económico e acrescenta que outras companhias aéreas têm aproveitado para operar ligações entre Portugal e destinos onde existem comunidades emigrantes.
Em comunicado, a CGTP-IN reafirma que ejeita “medidas que, realizadas no atual contexto, hipotecam o presente e o futuro da TAP”. Sindicatos reagem à decisão do Conselho de Ministros que considerou empresas do Frupo TAP em “situação económica difícil”.
O diretor de Recursos Humanos da companhia, Darrell Hughes, afirma que “não temos mais planos, mas o nosso calendário de voos para o ano ainda não está terminado. Não podemos excluir essa possibilidade [de mais despedimentos], mas vamos tentar proteger os empregos”, referiu.
Os resultados operacionais e financeiros do último trimestre deste ano, são aguardados “com muita apreensão e preocupação”, apesar do período de Natal e Passagem de Ano, bem como os do primeiro trimestre de 2021″, refere Ramiro Sequeira numa nota interna da empresa.
O presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, defendeu esta quinta-feira que em vez de “estoirar três mil milhões de euros com a TAP”, o Estado português devia baixar as taxas aeroportuárias, como um incentivo à retoma no próximo ano.
O sindicato dos pilotos o dedo ao ministro Pedro Nuno Santos. “As intervenções públicas do senhor Ministro das Infra-estruturas e Habitação e as informações divulgadas pelo ministério têm estimulado esta campanha de desinformação que em nada contribui para a credibilidade e estabilidade da TAP”, lê-se em comunicado.
Foram publicadas novas medidas de prevenção para evitar a propagação da covid-19 entre os funcionários do setor da aviação.
“Creio que quem anunciou, ou teve uma má fonte, ou se precipitou naquilo que era a perspetiva da atuação do Governo”, disse o primeiro-ministro à entrada para o conselho europeu, em Bruxelas. Governo apresenta plano esta quinta-feira à Comissão Europeia.
“O volume de passageiros movimentados (embarques, desembarques e trânsitos diretos) nos aeroportos nacionais totalizou 5,4 milhões de passageiros, representando um decréscimo de 71,5% em relação ao trimestre homólogo (-97,4% no 2.º trimestre 2020)”, divulgou esta quarta-feira o INE.
O SPAC exige participar “de forma ativa” no plano de reestruturação da empresa. A TAP já comunicou aos sindicatos a intenção de despedir 500 pilotos (dos atuais 1468).
A companhia aérea TAP recebeu, até ao final de setembro, 582,4 milhões de euros provenientes do Estado português, no âmbito do acordo para o auxílio à empresa iniciado em junho. No relatório enviado à CMVM, a companhia anuncia que continua a cumprir o plano para a redução da frota.
A companhia aérea lowcost afirmou que o Governo em vez de “desperdiçar 1,2 mil milhões de euros dos contribuintes portugueses na TAP”, deveria proteger o emprego e os consumidores, trabalhando com “as companhias aéreas que de facto fornecem baixas emissões, tarifas baixas e conectividade para apoiar o emprego no setor do turismo em Portugal”.
A companhia lowcost britânica anunciou os resultados rreferentes aos 12 meses até 30 de setembro. O primeiro prejuízo anual da história da Easyjet compara com lucro de 349 milhões libras (388 milhões de euros) no ano anterior. “Respondemos de forma robusta e decisiva, minimizando as perdas”, diz ediretor executivo.
“Penso que o Governo português está a cometer um erro. Resgatar uma companhia aérea desta forma tão particular só irá tornar a TAP menos eficiente, não vai levar à reestruturação de que a TAP necessita, [mas antes] fazer com que a companhia fique preguiçosa”, diiz o diretor dos Assuntos Jurídicos da Ryanair, Juliusz Komorek.
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O aumento anunciado esta quinta-feira pelo INE foi comum a todos os meios de transportes em Portugal, como no metropolitano (+10,6), no transporte fluvial (+6,7%) e no aéreo (6,8%).