Porto, Viana do Castelo e Braga enfrentam as condições mais severas, mas vários outros distritos, incluindo Lisboa, Setúbal e Faro, estão igualmente sob aviso devido à agitação marítima e chuva forte.
IPMA alerta para ondas que podem chegar aos 11 metros e para queda de neve na Guarda e em Castelo Branco, com impactos na circulação e risco de gelo.
Chuva intensa e vento forte vão continuar.
Já partir das 09:00 de segunda-feira e até às 18:00 de terça-feira, ficam também sob aviso laranja Faro, Setúbal, Santarém e Lisboa.
IPMA prevê uma pequena descida da temperatura máxima, em especial no litoral Norte e Centro, e uma pequena subida no Algarve.
Em causa está a depressão Martinho, que trará, de acordo com o IPMA, rajadas de vento que poderão atingir os 80 a 90 km/h, em especial no litoral, e 110 a 120 km/h nas terras altas, acompanhas de chuva persistente.
Entre as 12h00 de hoje e as 00h00 de sábado, os distritos do Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estarão sob aviso laranja.
Aviso para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga entra em vigor a partir das 12h00.
Proteção Civil deixa alerta para o risco de cheias, derrocadas, deslizamentos e queda de estruturas e árvores.
Cerca de 20 concelhos estão em risco máximo de incêndio.
A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Beja com 42 graus.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado” e o amarelo quando há uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”
A chuva pode vir acompanhada de granizo e trovoada.
A chuva e neve, trazidas pela depressão ‘Nelson’, irão manter-se até domingo de Páscoa.
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aconselha a população a adotar medidas preventivas devido ao agravamento das condições meteorológicas.
O aviso laranja é o segundo mais grave da escala
IPMA alerta para agitação marítima e chuva forte até domingo.
O alerta estará em vigor entre as 9h00 e as 15h.
Segundo o IPMA, o aviso laranja, que é o segundo mais grave da escala, é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, enquanto o aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.