Quatro anos depois do BREXIT fazem-se as contas. E os benefícios são duvidosos. Baixo nível de investimento, queda da procura , fraco crescimento e ausência do aumento dos salários são a nova realidade. Sem conseguir lidar com tudo isto, Sunak vai perdendo dentro do seu próprio partido, com a imigração a atingir novos recordes.
Desde fevereiro do ano passado que esta província não tem um executivo em funções, depois de ter sido derrubado pelo Partido Democrata Unionista (DUP) para forçar o Governo britânico a renegociar o Protocolo relativo ao território no acordo de saída da União Europeia (UE).
Sunak e Von der Leyen assinaram acordo para colocar fim ao estatuto comercial pós-Brexit da Irlanda do Norte.
Escassez de alimentos pode estar ligada à falta de mão-de-obra provocada pelo Brexit.
“Foi alcançado um acordo”, confirmaram fontes europeias à Europa Press, sem darem pormenores sobre os termos do acordo alcançado pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
“O Rei tem todo o prazer em se encontrar com qualquer líder mundial de visita ao Reino Unido e fá-lo a conselho do Governo”, explicou um porta-voz da família real.
Os emigrantes, escreve o The Guardian, que cita a decisão do tribunal, que foram para o Reino Unido depois do ‘Brexit’ não podem ser obrigados a sair do país mesmo que não tenham pedido uma nova autorização de residência – a sua eliminação apenas pode ser feita em casos extremamente pontuais.
É a primeira vez que Costa é recebido por Boris Johnson na residência oficial do chefe do Governo do Reino Unido, sendo também o primeiro encontro formal entre ambos desde o ‘Brexit’.
No rescaldo do Brexit, a Irlanda do Norte parece cada vez mais próxima da reunificação com a Irlanda. O Sinn Féin, em tempos visto como braço político do IRA, mostra um novo rosto e os unionistas sentem-se traídos por Johnson.
Informação foi avançada em conferência de imprensa.
Numa declaração no Parlamento, o ministro para a Irlanda do Norte britânico, Brandon Lewis, defendeu uma reformulação do protocolo para facilitar a circulação de mercadorias e deixar de estar sujeito ao Tribunal de Justiça europeu.
Londres quer continuar a enviar salsichas para a Irlanda do Norte, mas Bruxelas bateu o pé. Fala-se até da possibilidade de guerra comercial.
A demissão de Arlene Foster acontece depois de 75% dos membros do seu partido assinarem uma carta em que lhe retiravam a confiança política e apelavam a novas eleições internas.
Até ao final de dezembro foram entregues 354.190 candidaturas de cidadãos portugueses, das quais 331.200 foram concluídas
Eurodeputado do PSD considerou esta proposta «inacreditável».
Incentivos aumentam a suspeita de que o Governo de Boris Johnson não está a fazer todos os possíveis para ajudar os cidadãos europeus a tratar dos trâmites necessários para pedir residência permanente – antes pelo contrário
Depois da assinatura do acordo pós-Brexit, britânicos e europeus vão ter algumas mudanças na sua vida que vão desde a simples utilização do telemóvel aos vistos de trabalho.
Uma vez que a partir de quinta-feira se dá oficialmente o Brexit, este acordo vai ser aplicado de forma provisória a partir do dia 1 de janeiro