IPMA prevê que perigo de incêndio se mantenha elevado até ao fim de semana.
IPMA coloca grande parte do país em aviso amarelo e DGS deixa várias recomendações para lidar com a onda de calor.
A Direção-Geral de Saúde desaconselha a exposição ao sol no horário entre as 11h00 e as 17h00 e pedido especial cuidado com a população idosa, com as crianças e os doentes crónicos.
Estão em perigo máximo de incêndio rural os concelhos de Pampilhosa da Serra (Coimbra), Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, Tavira, São Brás de Alportel, Alcoutim e Castro Marim (Faro).
As estações Oriente (acesso pelo portão do lado Tejo/centro comercial), Rossio (entrada pela Praça da Figueira, junto ao Rossio) e Santa Apolónia (acesso norte, pelo passeio junto ao edifício da estação) estarão abertas nas noites de hoje para quinta-feira, de quinta para sexta-feira e de sexta-feira para sábado
O IPMA prevê “valores superiores a 33/35°C na maior parte do território nacional”.
Tempo quente e seco deve-se a uma massa de ar quente proveniente do Norte de África.
Apenas na Península Ibérica e no sul de França não foi registado o recorde de temperatura no mês passado
Espanha e Itália seriam dos países mais afetados.
Entre os problemas mais comuns nas estão o fraco isolamento de janelas ou portas e a presença de humidade e fungos/bolores.
2025 marca um novo capítulo na corrida contra o aquecimento global. Fenómenos como inundações, incêndios, calor extremo e seca estão entre os desafios ambientais para este ano. O relógio climático não pára: restam apenas quatro anos para agir.
“Estes próximos dias até ao Natal, vamos ter um cenário de tempo seco com céu pouco nublado ou limpo” e, nalguns locais, preveem-se mesmo “temperaturas máximas até acima da média para a época do ano”, disse o IPMA, em declarações à Lusa.
Este fenómeno, que reduz a qualidade do ar, afeta todo o continente e deverá ter maior impacto nas regiões do Alentejo, Algarve e interior do Centro.
Sete mortos e dezenas de feridos. O Governo já declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados.
Medidas excecionais em vigor até terça-feira às 23h59.
IPMA prevê um aumento da temperatura, gradual e inusual para setembro, até segunda-feira.
IPMA prevê noites tropicais nos próximos dias.
A mudança do filtro do habitáculo e o recarregamento do gás do sistema de ar condicionado, podem salvar vidas