Em causa está a biografia do patrão da Impresa escrita pelo jornalista e o depoimento de Alexandre Patrício Gouveia, primo de Balsemão e irmão de uma das vítimas do Caso Camarate.
O presidente centrista, Paulo Portas, afirmou hoje que “Camarate não foi um acidente”, numa cerimónia de homenagem a Adelino Amaro da Costa, em que fez o elogio do CDS “construtor de maiorias” no “arco da governabilidade”.
O relatório final da X Comissão Parlamentar de Inquérito à Tragédia de Camarate reafirma a tese de atentado e aponta “lacunas” à atuação da Polícia Judiciária e da Procuradoria-Geral da República.
O primeiro-ministro interino após as mortes de Sá Carneiro e Amaro da Costa na tragédia de Camarate afirmou hoje ter-se enganado e duvidado muito ao longo da vida, durante o inquérito parlamentar sobre o sucedido há 35 anos.
A viagem fatal conjunta de Sá Carneiro e Amaro da Costa, há 35 anos, foi decidida horas antes, sugerida pelo ministro da Defesa ao chefe do Governo da Aliança Democrática (PPD/CDS/PPM), segundo a antiga secretária do líder social-democrata.
O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou um recurso da RTP contra a decisão da Relação de Lisboa que a obriga a entregar, à comissão de inquérito parlamentar ao caso de Camarate, as imagens não editadas sobre o acidente.