O museu teve a sua identidade renovada em outubro de 2023, após o fim do acordo de 15 anos entre o Estado e o colecionador José Berardo
O projeto foi lançado em outubro do ano passado e envolve um investimento de cerca de 80 milhões de euros
Francisca Carneiro Fernandes foi exonerada nas vésperas de completar um ano como presidente da Fundação CCB
Fecha com chave de ouro, no domingo, com o concerto do carismático violinista e maestro Gidon Kremer, à frente da sua Kremerata Baltica
O MAC/CCB estará aberto de terça-feira a domingo, das 10h00 às 19h00, com a última entrada às 18h30.
Évora foi escolhida de um lote de quatro cidades do qual fazia parte Aveiro, Braga e Ponta Delgada.
Com desafios acrescidos devido à pandemia, CCB teve de programar com um orçamento que se ficou por 1,8 milhões de euros.
Mulher também está infetada e continua internada em Milão.
Nomeado para o cargo em março, viu, esta sexta-feira, confirmada a sua saída para a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Antigo administrador do CCB e da Culturgest, aos 70 anos estreia-se no cinema como ator – e logo como protagonista – no filme Technoboss, onde canta e dança. Ao princípio não se conseguia ver e temia que dissessem que tinha participado ‘por uma vaidade qualquer’. Agora já está pacificado.
Quem conhece a dinâmica do CCB e do próprio Museu Coleção Berardo não estranha que parte dos assuntos da Metalgest sejam tratados a partir de Belém. Desde que os escritórios da Rua Rosa Araújo fecharam não há sequer uma morada fixa para quem quer contactar a empresa.
“Face à iminência da execução dessas garantias pelos bancos credores” e tendo em conta o “descrédito público generalizado da pessoa do cidadão José Berardo, vimos propor que o nome ‘Berardo’ seja suprimido de toda a documentação de promoção ao Museu que ocupa as instalações do Centro Cultural de Belém”.
O projeto de 1989, co-assinado por Manuel Salgado – hoje vereador na CML -, previa cinco blocos, mas só três foram construídos. Agora, concurso internacional vai permitir a concretização plena do projeto. O SOL questionou a autarquia relativamente a um possível conflito de interesses, mas não obteve resposta.
O museu celebra os seus 11 anos abrindo as portas a todos
Às vezes senta-se na esplanada d’A Brasileira e pergunta, por brincadeira, se «ainda servem portugueses». O presidente do Centro Cultural de Belém afirma que a cidade tem que se estender para a sua zona porque «o centro Baixa-Chiado já esgotou» e «já é raro encontrar portugueses na rua». Elísio Summavielle, 60 anos, acha que o…
CCB acolhe uma pequena mostra antológica da obra plástica de Cesariny num ano em que uma série de evocações tentarão retribuir os anos roubados à grandeza de um artista obrigado a dobrar-se por causa do tecto muito baixo do país.
Elísio Summavielle acredita que construção dos módulos 4 e 5 do edifício dará ao Centro Cultural de Belém a sustentabilidade de que precisa.