O pacote – que inicialmente contou com a oposição da Hungria e da Grécia – tem por objetivo “reforçar a cooperação bilateral e multilateral com países terceiros e a prestação de assistência técnica” para precisamente evitar que as sanções sejam contornadas.
O apoio “continuará enquanto for necessário” e “dá-se tanto no âmbito bilateral como no multilateral”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, que falava na abertura da audição regimental da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas do Parlamento português.
O acordo foi fechado esta sexta-feira.
As novas medidas, no mercado a partir de agosto, preveem a utilização 251 milhões de euros.
A saída oficial de Jean-Claude Juncker está marcada para o dia 31 deste mês.
Os elogios surgiram de todo o lado. Não há quem tenha dúvidas da competência de Elisa Ferreira para tomar conta da pasta da Coesão e Reformas.
Até 22 de outubro, a ex-eurodeputada vai ainda estar sujeita a avaliações.
A Comissão Europeia (CE) propõe para o período 2021-2027 6,14 mil milhões de euros para o fundo dedicado à pesca europeia e à economia marítima. O valor é inferior aos 6,4 mil milhões inscritos no orçamento atual e implica um corte de 14 milhões de euros para Portugal.
A Comissão Europeia prevê que o défice em 2017 deverá ficar em 2% do PIB, acima dos 1,6% previstos pelo Governo.
A UGT congratulou-se na tarde desta terça-feira com a pasta entregue a Carlos Moedas. Jean-Claude Juncker, o novo presidente da Comissão Europeia, anunciou hoje a sua equipa e o comissário europeu português vai ser o responsável pela pasta da investigação, Ciência e Inovação.