Estava previsto que a Gazprom abrisse novamente o fluxo de gás esta madrugada, mas não aconteceu.
“Os participantes tiveram de interromper a reunião para se abrigarem, pois os mísseis atingiram novamente a região de Odessa”, disse uma fonte da União EUropeua à Agence France-Presse.
O presidente do Conselho Europeu visitou pela primeira vez, em contexto de guerra, Kiev para estar com Zelensky. Michel fez questão de notar que o Presidente da Rússia “não conseguirá dividir” a União Europeia, ao passo que o Zelensky disse que adesão da Ucrânia à UE “é uma prioridade”.
“O uso da força e da coerção para mudar fronteiras não tem lugar no século XXI. Convoco um Conselho Europeu especial para amanhã [quinta-feira] em Bruxelas para discutir os últimos desenvolvimentos relacionados com a Ucrânia e a Rússia”, anunciou o presidente do Conselho, Charles Michel, na sua conta oficial na rede social Twitter.
Jeje Odongo passou em frente de Von der Leyen e dirigiu-se a Charles Michel, que estava a olhar para a líder da CE. Continuando sem se aperceber, Odongo segue para cumprimentar Macron, que acabou por ‘salvar’ a situação.
Líder europeia considera que a falta de cadeira se ficou a dever ao facto de ser mulher.
O presidente do Conselho Europeu alerta para que as pessoas não se deixem “enganar pela China e pela Rússia”, visto que “organizam operações altamente limitadas, mas amplamente divulgadas para fornecer vacinas a outros”.
“Temos seis meses de intenso trabalho”, apontou.
Agenda inclui visita ao Mosteiro dos Jerónimos, onde foi assinado, em 1985, o Tratado de Adesão de Portugal à CEE, atual União Europeia.
Charles Michel esteve em contacto com caso positivo de covid-19.
Dois polícias ficaram feridos