Entrevista a António Gameiro Marques, Diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança. A poucos dias de deixar o Gabinete Nacional de Segurança, o contra-almirante diz que é necessário reforçar a resistência a ataques informáticos e alerta para as implicações da nova diretiva europeia para a cibersegurança
A lei do Cibercrime vai ser alterada para transpor a nova diretiva europeia para a cibersegurança. A proposta prevê a institucionalização de ‘hackers éticos’, ao serviço do Estado, que entrarão nos sistemas informáticos pela calada. A Polícia Judiciária concordou.
O cumprimento das novas normas europeias de cibersegurança exige avultados investimentos. PME’s poderão ser obrigadas a juntarem-se para adquirirem serviços em conjunto.
Leitão Amaro anunciou que proposta segue agora para a AR.
O Governo submeteu uma proposta de alteração ao regime jurídico de cibersegurança a consulta pública. Leitão Amaro sublinha a importância da medida, mas a CCILC considera-a discriminatória.
O Centro Nacional para a Cibersegurança promove na próxima semana os C-DAYS, dias dedicados a debater a cibersegurança. As relações com Rússia e China são para repensar.
José Tribolet, professor catedrático jubilado do Instituto Superior Técnico e especialista em cibersegurança, deixa o aviso de que aviso de que “um dos problemas é que muitos destes ataques deixam vírus adormecidos no sistema que acordam um ano ou dois depois” se nada for feito.
Em 2021, os contratos de instituições publicas na área da cibersegurança aumentaram, duplicando o montante gasto nesta área em 2020.
Estudo foi encomendado ao INESC-TEC no final de dezembro para fazer levantamento da comunidade de peritos.
Hackers poderiam aceder a serviços de localização, microfone, câmara, armazenamento e contactos de qualquer utilizador.
Fiscais das secretas defendem que “a covid-19 deve ser encarada como um assunto de segurança nacional”
Citando fontes anónimas do Governo britânico e dos EUA, a Reuters noticia que a atividade apresenta características de espionagem cibernética apoiada pelo Estado, visando avançar os interesses turcos.
O ano passado foram encontrados 67 programas de espionagem em tablets, computadores ou telemóveis. Este ano já foram descobertos 93.
“Ligar o telemóvel a um cabo USB público é como encontrar uma escova de dentes na rua e pô-la na boca”, avisa um especialista.
Especialista em cibersegurança deixou alerta esta sexta-feira
O novo coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança disse que o centro deveria ter sido construído pelo menos dez anos antes
Alguns dos fatores que mais contribuem para que isto aconteça são a falta de formação, as más práticas e a falta de parcerias público-privadas
Especialistas defendem que os utilizadores devem ser prudentes
“Penso que há indícios que podem ter sido feitas ações concretas que podem ser lesivas do interesse público” disse Pedro Veiga no parlamento