Paleontólogos acreditam tratar-se de vestígios de um Camelotia, um dinossauro saurópode de três metros de altura e cabeça pequena, que habitava no Reino Unido entre o Triásico Superior e o Jurássico Inferior
Prémio será entregue numa cerimónia em outubro e tem o valor de 50 mil euros e uma escultura do artista catalão Joan Miró.
Partciparam no estudo 41 pessoas durante oito semanas
Nomeada JADES-GS-z14-0, “não é o género de galáxias previstas pelos modelos teóricos e simulações informáticas em todo o universo”
O novo planeta foi inicialmente descoberto pela Wide Angle Search for Planets (WASP)
Enquanto a arte enfatiza a criatividade, subjetividade e emoção, a ciência prioriza a lógica, objetividade e evidência empírica
O antigo diretor do Centro de Estudos Ambientais da Universidade da Califórnia, Berkley, e fundador do Instituto de Biologia Molecular, no Porto, vai partilhar o conhecimento e experiências de uma vida dedicada à Ciência.
Em 2008, foi criada a primeira licenciatura portuguesa em Ciências Forenses e Criminais, na Egas Moniz School of Health and Science. O nosso jornal tentou perceber em que se baseia esta licenciatura e o que a mesma oferece aos estudantes que pretendem seguir uma carreira que, cada vez, se torna mais diferenciada.
Acidentes rodoviários, crimes ou negligência médica são agora investigados por entidades privadas ou mesmo públicas. As contraprovas podem valer muito dinheiro e uma segunda opinião ajudará a fazer-se luz
Com alguns percalços e incerteza pelo meio, o módulo SLIM acabou por alunar quatro meses depois de a missão descolar de Tanegashima. O Japão junta-se assim ao clube restrito das potências que já pousaram no satélite natural da Terra. A corrida ao espaço está a aquecer e a ganhar novos protagonistas.
Objetivo do projeto liderado por Jennifer Mancio é desenvolver uma estratégia de diagnóstico mais segura para o doente e com ganhos em eficiência para os hospitais.
O aquecimento do oceano é um “indicador fundamental” para quantificar os impactos das alterações climáticas, já que “mais de 90% do calor global acaba nos oceanos”.
Pedro Sánchez inaugurou há dias um novo supercomputador dos mais potentes da Europa, sediado em Barcelona e financiado por fundos europeus (50%) e por Espanha, Turquia e… Portugal. Chama-se MareNostrum 5 e pode ser utilizado umas horas por mês por investigadores portugueses.
No geral, os resultados do estudo mostraram que a curta duração do sono e a variabilidade significativa do sono estavam associadas a uma função cognitiva deficiente. Os distúrbios crónicos do sono podem aumentar os riscos de doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, acidente vascular cerebral, depressão e diabetes, o que aumenta o risco de deterioração cognitiva.
O estudo concluiu que a maior parte da censura científica moderna não provém de autoridades institucionais que exercem controlo deliberado sobre o fluxo de informação, mas de motivações dos próprios cientistas relacionadas com a proteção de si próprios ou de outros contra danos percebidos.
O buraco não apenas persistiu, mas também se aprofundou durante a maior parte da primavera antártica nos últimos anos.
Investigadores trancaram a porta principal pouco antes das 9h00, com recurso a um cadeado.
Os visados, são: Henrique Veiga Fernandes, da Fundação Champalimaud, com 3,5 milhões; Isabel Gordo, do Instituto Gulbenkian de Ciência, com 2,5 milhões; Maria Manuel Mota, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, com 2,5 milhões; e Mariana Pinho, da Universidade Nova de Lisboa, com três milhões; são os novos bolseiros.