A cimeira termina esta terça-feira e conta com líderes das 20 maiores economias do mundo e de países convidados, como o primeiro-ministro português, Luís Montenegro.
A 35.ª Cimeira Luso-Espanhola decorreu em Faro e teve como tema central a água.
Os BRICS apresentam-se como ameaça real à hegemonia do G7 e o alargamento aumenta o fosso em termos de PIB (em paridade de poder compra). Contudo, a entrada de novos membros aprofundará as divergências internas do bloco
O Presidente da República anunciou também a presença da República Dominicana.
À margem do encontro, será realizado um “fórum de investimentos” que irá juntar empresários e agentes económicos de ambos os países.
Acordo não conta com apoio da Nicarágua.
Continua a existir um bloqueio na questão do financiamento.
O apoio do Reino Unido à Ucrânia foi mais uma vez deixado claro pelo primeiro-ministro.
Chefe da diplomacia russa está a ser tratado no Hospital Sanglah, em Denpasar, segundo disseram três funcionários do Governo indonésio à Associated Press. Por outro lado, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, negou que Lavrov tenha sido hospitalizado.
Marcelo Rebelo de Sousa disse que a estabilidade do país é o elemento mais “admirado”.
Declaração sobre proteção dos Oceanos foi aprovada por unanimidade, com compromissos como a proteção de 30% das áreas marinhas e combate ao plástico. Futuro o dirá.
Como esperado, a invasão russa à Ucrânia domina a agenda, tendo a Turquia acordado aceitar a Finlândia e a Suécia na NATO.
Para o chanceler alemão, Olaf Scholz, no momento em que as forças russas romperam indevidamente pelo território ucraniano, Moscovo entrou num “ponto sem volta” com a comunidade internacional.
Cimeira acontecerá quinta e sexta-feira desta semana.
A COP26 vai começar no domingo, em Glasglow, na Escócia, e decorre até 12 de novembro. A partir do dia 8, está prevista a participação do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.
A JP fez chegar um conjunto de medidas às embaixadas da CPLP e pretende ser ouvida por Marcelo.
Encontro agendado para 28 de junho. Painel vai incluir dirigentes, economistas e especialistas. Estratégias para a recuperação em discussão.
PCP e BE lamentam falta de soluções da cimeira.
Líder do Governo definiu como prioridades o acordo de amizade com o Chile, o acordo comercial com o México e o avanço das negociações da União Europeia e Mercosul, no Fórum Empresarial Ibero-Americano.