O Presidente da República anunciou também a presença da República Dominicana.
À margem do encontro, será realizado um “fórum de investimentos” que irá juntar empresários e agentes económicos de ambos os países.
Acordo não conta com apoio da Nicarágua.
Continua a existir um bloqueio na questão do financiamento.
O apoio do Reino Unido à Ucrânia foi mais uma vez deixado claro pelo primeiro-ministro.
Chefe da diplomacia russa está a ser tratado no Hospital Sanglah, em Denpasar, segundo disseram três funcionários do Governo indonésio à Associated Press. Por outro lado, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, negou que Lavrov tenha sido hospitalizado.
Marcelo Rebelo de Sousa disse que a estabilidade do país é o elemento mais “admirado”.
Declaração sobre proteção dos Oceanos foi aprovada por unanimidade, com compromissos como a proteção de 30% das áreas marinhas e combate ao plástico. Futuro o dirá.
Como esperado, a invasão russa à Ucrânia domina a agenda, tendo a Turquia acordado aceitar a Finlândia e a Suécia na NATO.
Para o chanceler alemão, Olaf Scholz, no momento em que as forças russas romperam indevidamente pelo território ucraniano, Moscovo entrou num “ponto sem volta” com a comunidade internacional.
Cimeira acontecerá quinta e sexta-feira desta semana.
A COP26 vai começar no domingo, em Glasglow, na Escócia, e decorre até 12 de novembro. A partir do dia 8, está prevista a participação do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.
A JP fez chegar um conjunto de medidas às embaixadas da CPLP e pretende ser ouvida por Marcelo.
Encontro agendado para 28 de junho. Painel vai incluir dirigentes, economistas e especialistas. Estratégias para a recuperação em discussão.
PCP e BE lamentam falta de soluções da cimeira.
Líder do Governo definiu como prioridades o acordo de amizade com o Chile, o acordo comercial com o México e o avanço das negociações da União Europeia e Mercosul, no Fórum Empresarial Ibero-Americano.
Documento obriga países a serem mais ambiciosos na redução de emissões.
Como pano de fundo dos incidentes nesta cimeira da NATO estão as diferenças quanto ao futuro da aliança.
Discurso vai ser feito em vídeo, a partir da Rússia. Mas evento conta com outras estrelas.