Carga fiscal sobre a classe média é das mais baixas da Europa mas os rendimentos também. Economistas admitem que critérios estão ‘desfasados’.
A partir dos 35 anos, o tempo gasto nas redes sociais desce consideravelmente. Classes média, média alta e alta passam menos tempo nas redes sociais.
O economista e professor do ISEG diz que ‘Governo deveria apresentar um pacote de medidas de curto e médio direcionadas à habitação, que é dos maiores problemas das famílias portuguesas e que se vai sentir claramente a partir de 2023’.
O PSD considera que o pacote de medidas do Governo é uma ilusão para pensionistas e pouco beneficia a classe média.
Classe média e empresas ficam de fora das prioridades do Governo. Economistas lamentam estratégia e apontam um rumo de austeridade. Fernando Medina afasta esse caminho e deixa ainda a garantia de que não vai ser preciso avançar com um Orçamento retificativo.
Na segunda-feira, o Orçamento de Estado será objeto de debate na Assembleia da República, onde os vários partidos políticos darão o seu contributo ao documento, que dita os movimentos financeiros do Estado para o próximo ano.
Na nossa sociedade, a classe média atingiu um tal grau de bem-estar que, sem saber já o que há de inventar, se compraz a imaginar coisas disparatadas
Empresários e fiscalistas duvidam que as mexidas no IRS, impostos indiretos e nova tributação no imobiliário sejam para «proteger a classe média».