Pároco de S. Nicolau culpa Comissão Diocesana pelo processo ‘calunioso’ a que foi sujeito.
O período de consulta pública do relatório preliminar estava previsto decorrer de 06 de dezembro de 2023 até 19 de janeiro, contudo, está agora prolongado por mais cinco dias úteis.
Grupo de mulheres que entregou relatório acredita que “existem mais vítimas, mais testemunhas, mais histórias de violência”.
“Temos todas as condições para ter aqui, de facto, um estudo sério que é o que se pretende”, afirmou o ministro.
A Comissão Independente entregou a lista dos suspeitos nas dioceses nacionais no dia 3 de março, quando se realizou uma assembleia plenária extraordinária da Conferência Episcopal Portuguesa.
Os católicos mais fervorosos devem lembrar-se de Edgar_Clara quando este lia a missa que dava na televisão ao domingo. Antes disso, foi diretor do jornal católico A Voz da Verdade, tendo depois desempenhado funções de porta-voz do Patriarcado de Lisboa, onde se empenhou na vinda a Portugal do Papa Bento XVI, «o mais moderno», nas…
José Cordeiro admite ter havido “mensagens confusas e contraditórias” sobre a abordagem da Igreja a estes “flagelo hediondo”, mas lembra que “um clérigo acusado ou condenado por abusos sexuais de menores” não pode ser abandonado, “porque a redenção é sempre possível”.
No meio da tempestade que se instalou sobre a lista de sacerdotes enviada pela comissão independente liderada por Pedro Strecht, que começou por dizer tratarem-se de suspeitos de pedofilia ainda no ativo para depois dar o dito por não dito, e da fúria de quem clama por justiça na hora, juristas e magistrados ouvidos pelo…
Há ainda quanto padres da lista da Comissão Independente em funções.
A diocese, em comunicado assinado pelo administrador diocesano daquele distrito, informa que se os testemunhos recolhidos pela comissão revelarem novos factos, será aberto um novo processo, uma vez que o padre cumpriu “as medidas decorrentes” do processo canónico por abuso sexual de menores.
Foi pedido que bispo “continue a exercer o direito de vigilância em relação ao respetivo sacerdote”.
Lista enviada pela Comissão Independente tinha 24 nomes. Patriarcado pediu mais dados sobre os cinco que continuam no ativo.
Constavam oito suspeitos na lista da Arquidiocese, três já tinham morrido, um já tinha sido suspenso e outro foi agora afastado preventivamente. Estes dois casos dizem respeito a denúncias reveladas pelo Nascer do Sol em setembro do ano passado.
Audição proposta pelo PS, PSD e Chega, foi aprovada por unanimidade.
Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa reconhece que os resultados não podem ser ignorados.
Pico dos abusos foi entre os anos 60 e os 90 e quase metade das vítimas só falou pela primeira vez agora.
Rui Esteves viria a deixar o cargo, mas a sua atuação durante os fogos mereceu censura. Relatório diz que foi ouvido, mas não foi
Rui Esteves viria a deixar o cargo, mas a sua atuação durante os fogos mereceu censura. Relatório diz que foi ouvido, mas não foi
Elementos têm dois meses, prorrogáveis por mais 30 dias, para a conclusão dos trabalhos