A petição “Comissões fora”, da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) e com mais de 20 mil assinaturas, foi entregue ontem na Assembleia da República.
O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) será ouvido na Assembleia da República sobre os aumentos das comissões bancárias. O requerimento, urgente, foi apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE) e aprovado por unanimidade pelos deputados da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, esta quarta-feira, 7 de fevereiro.
Associação também acusa o Banco de Portugal de ficar em silêncio e pede esclarecimentos.
Os clientes que queiram poupar nas comissões bancárias devem avaliar as condições de dois regimes criados por imposição regulatória: a conta base e os serviços mínimos bancários (SMB).
Um cliente bancário com um saldo médio de 500 euros na conta paga cerca de 65 euros anuais em comissões de manutenção do depósito. Isto significa que 13% dos recursos são para pagar despesas à instituição financeira. Só quem tenha um património mais elevado pode escapar a estes encargos – o que contraria as recomendações…