Mais de uma centena de pessoas morreu de uma doença desconhecida na República Democrática do Congo e um número desconhecido adoeceu.
Cerca de um milhão de pessoas fugiu da República Democrática do Congo este ano devido ao conflito e à constante violação dos direitos humanos.
Espera-se que cheguem mais 100 mil nos próximos dias
1923 – Foi constituída há 99 anos a URSS, na sequência da Revolução comunista Russa de Outubro de 1917, e consagrado Lenine (1870-1924), como seu líder supremo, com a aprovação da Constituição Federal e do órgão máximo, o Congresso dos Sovietes – e que haveria de durar até 1991.
O primeiro voo para o Ruanda foi marcado para ontem. No mesmo dia, o autoritário regime ruandês, suspeito de perseguir dissidentes, foi acusado de invadir a vizinha RD Congo.
“O condutor estava bêbado e vinha a acelerar”, explicou, Henoc Kavua, chefe da sociedade civil em Tshikapa.
Ruandeses avançam em Cabo Delgado, sul-africanos e botsuaneses estão a caminho, portugueses treinam as forças de elite. O medo é que vire tudo um caos, avisam investigadores.
Tornou-se dono particular de uma enorme fatia do continente africano onde, por causa da exploração da borracha, se praticaram alguns dos mais macabros movimentos de violência colectiva e se cortavam as mãos aos trabalhadores que não cumprissem as suas quotas.
Suspeita-se que o crime tenha sido uma tentativa de rapto falhada, impedida pelos guardas-florestais do Parque Nacional de Virunga.
Após escapar do genocídio do Ruanda, o senhor da guerra tutsi Bosco Ntaganda tornou-se um dos líderes das milicias que disputam a região congolesa de Ituri, rica em minérios.
Imagem tornou-se viral nas redes sociais
No meio de uma epidemia de ébola, outra de cólera e a guerra, que esta semana matou sete capacetes azuis, a RD Congo prepara as eleições.
O país tem quatro milhões de pessoas deslocadas e sete milhões com dificuldades em se alimentarem
O médico Denis Mukwege, que tem dedicado a vida a assistir mulheres vítimas de violação na República Democrática do Congo, é o vencedor do Prémio Calouste Gulbenkian 2015, no valor de 250 mil euros, anunciou hoje a fundação.
Estranho mundo este em que “dizer que as mulheres têm direitos e que os violadores são criminosos é um acto de dissidência”. Na República Democrática do Congo assim é. Denis Mukwege, 59 anos, é um ginecologista que, perante os horrores com que foi confrontado em tempo de guerra civil, decidiu fundar o Hospital Panzi, em…
A cúpula da família Espírito Santo esteve, no início do ano, em negociações com a República do Congo e a Guiné Equatorial para uma injecção de capital nas holdings do grupo em dificuldades financeiras.
Um grupo de cientistas das Universidades de Oxford (Reino Unido) e de Lovaina (Bélgica) acaba de publicar um artigo na Science sobre a origem da pandemia de VIH. Segundo eles, o vírus terá encontrado uma conjugação ideal de factores para se disseminar pelo mundo a partir de Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo,…
As autoridades congolesas detectaram os primeiros casos do actual surto de ébola no noroeste do país.
O recurso à violação está a ser usado nas prisões da República Democrática do Congo como forma de castigar as reclusas que se dedicam a actividades políticas, à defesa dos direitos humanos – e até para reprimir aquelas que se insurgem contra a violência sexual.