Poder de compra reduzido dita tendência de compra dos consumidores que optam por produtos com preços mais baixos, diz estudo da Centromarca.
Todas as queixas estão relacionadas com a compra de bilhetes. A maioria apontou problemas no serviço da See Tickets.
Indicador de clima económico também subiu.
O esclarecimento da NOS surge depois de a DECO ter denunciado à Anacom que tem sido cobrado aos consumidores nas lojas da NOS Comunicações um valor de 80 cêntimos extra pelo pagamento presencial de faturas. Segundo a operadora de telecomunicações, todos os clientes que não são utilizadores de internet “foram excluídos deste piloto”.
Para quem até agora nunca tenha beneficiado desta medida poderá, por exemplo, receber a totalidade do apoio previsto, e que corresponde a 25 euros, no primeiro abasticmento que efetuar em março.
“A EDP aumentou, assim, os seus lucros, que foram suportados pelos consumidores”, acusa associação.
A entidade reguladora detetou falhas no fornecimento de energia elétrica e gás natural como aprovações inválidas no Portal de Switching, tendo lesado 49 clientes.
De acordo com a Anacom, na área das comunicações eletrónicas a Meo (Altice Portugal) “foi o prestador mais reclamado, com 35% das 87,6 mil reclamações sobre telecomunicações, seguida da NOS, com 32%, da Vodafone, com 30%, e da Nowo/Oni, com 4%”.
Dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O desconto aplica-se apenas a uma parte, ou seja, toda a luz consumida acima dos 100 KWh (ou dos 150, no caso das famílias numerosas) continuará a ser taxada a 23%. Portanto, coexistirão na mesma fatura três taxas de IVA distintas.