País já soma mais de 5,5 milhões de contágios desde o início da pandemia.
Governo mantém medidas. Equipa do IST associa calor a aumento da letalidade por covid-19.
Mais sete homens foram diagnosticados com o vírus da varíola dos macacos.
No total, o país contabiliza 166 contágios.
Média de novas mortes no país é também a mais alta dos Estados-membros.
Registaram-se quase menos 12 mil contágios, embora haja mais 250 camas ocupadas por doentes covid.
Portugal tem 58 casos confirmados.
Associação de Médicos de Saúde Pública apela ao regresso da máscara em espaços fechados e locais de maiores aglomerações. Gustavo Tato Borges diz que é notória a ligação de contágios a grandes eventos das últimas semanas, que coincidiram com a expansão da BA.5.
Desta forma, identifica-se um aumento de 23.746 casos em comparação com os cinco dias anteriores, assim como de 15 mortes. Os restantes parâmetros de avaliação sobre a situação epidemiológica também estão a subir.
Pico de contágios nas crianças até aos nove anos parece já ter sido atingido e incidência começou a baixar nos últimos dias. Foram o grupo etário com mais diagnósticos em janeiro: cerca de 20% testaram positivo para a covid-19 num mês. Camadas mais jovens até aos 50 anos de idade têm representado mais de 80%…
“Depois de passarmos o pico é que podemos dizer que já lá estivemos”, afirmou a ministra.
OMS calcula que balanço real poderá ser duas a três vezes superior ao oficial.
Dados que mostram que variante delta não era dominante no Norte referem-se à situação há 15 dias.
Freguesias de Arroios, Misericórdia e Santa Maria Maior (Baixa) são as que têm maior incidência mas aumento já não está contido.
Chefe de Governo afirma que os novos contágios estão “mais associados a celebrações familiares e a condições habitacionais”.
O chefe de Governo congratula-se por Portugal continuar na zona verde, mas lembra cuidados a ter no combate à pandemia.
Manter a redução de contactos é o desafio: a análise da mobilidade mostra que antes do novo confinamento, a vida tinha praticamente regressado ao normal. Como será daqui para a frente?
Primeiro-ministro pediu trabalho de casa aos cientistas e disse que era cedo para falar de desconfinamento. A descida abrupta de contágios acabou por tornar o assunto urgente e, até aqui, o Governo não tinha traçado metas. Indicadores epidemiológicos já colocados em cima da mesa poderão ser atingidos em breve; o problema são os cuidados intensivos,…
“Descida [nos novos casos] que está a acontecer ainda é só efeito do ‘pré-confinamento light'”, garante investigador.