Denúncias ciruclam em grupos fechados do Facebook desde ontem e Ordem confirmou esta manhã: Há casais de enfermeiros em que dois estiveram isolados por estarem infetados e tiveram um corte salarial drástico por esse motivo.
Jogadores com cortes salariais de 25%
Banca está a seguir as recomendações do regulador e a conta-gotas vai anunciando o não pagamento de dividendos aos acionistas. Fora do sistema financeiro o cenário é diferente.
André Ventura afirmou que “não é justo que os políticos não sejam solidários” para com os portugueses mais pobres e espera “ser o primeiro a dar o exemplo”.
O Tribunal Constitucional considerou que não há razões para julgar inconstitucionais os cortes salariais aplicáveis aos trabalhadores das empresas maioritariamente públicas, recusando dar razão a um pedido do Provedor de Justiça entregue em dezembro de 2014.
Saber se os cortes nos salários da Função Pública se mantêm mesmo sem Orçamento em vigor é uma questão ainda em aberto. A resposta está na lei de enquadramento orçamental de 11 de Setembro de 2015, mas a interpretação da norma está longe de ser clara.
O FMI afirmou hoje que há “um risco tangível” de Portugal não cumprir a meta do défice este ano “sem cortes adicionais da despesa” e que “é pouco provável” reverter a austeridade sem conter a despesa com salários e pensões.
O candidato socialista a primeiro-ministro afirmou hoje que um Governo PS devolverá em 2016 “o máximo possível” dos cortes salariais aplicados aos trabalhadores do sector público e remeteu a apresentação das propostas fiscais para a primavera.
O primeiro-ministro disse esta quinta-feira que se for reeleito nas próximas legislativas voltará a propor a devolução de apenas 20% dos cortes salariais dos funcionários públicos, medida que foi ‘chumbada’ pelo Tribunal Constitucional.
As pensões superiores a 4.611,42 euros terão um corte de 15% no próximo ano, no âmbito da aplicação da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), segundo uma versão preliminar da proposta do Orçamento do Estado para 2015 (OE2015).