As crianças e jovens “sabem muito mais de internet dos que os adultos”, mas os adultos percebem muito melhor a questão dos perigos e da insegurança.
Em comunicado, a PSP informa que a operação Jovens em Defesa dos Direitos Humanos foi destinada a alunos do 1.º ao 3.º ciclo e do ensino secundário, e teve como objetivo a sensibilização para a prevenção dos maus-tratos.
Os nossos filhos cada vez menos querem ser avaliados, não arriscam no erro e rendem-se à inércia de um destino que não pertence a ninguém. Dizem-lhes que não podem falhar, e nisso eles não falham
Além de não remover as imagens, o estudo revelou que o algoritmo do Instagram incentivou a formação e expansão da rede de automutilação.
Abusos começaram quando menina tinha dez anos e continuaram até aos 14.
Arguido é filho do padrasto da vítima, que tinha 12 anos na altura dos abusos.
Outras quatro crianças e um adulto em estado grave.
A ONG Save the Children prevê que 5,4 milhões de crianças nigerianas venham a sofrer de desnutrição aguda até abril de 2025.
Crimes vieram a intensificar-se sobre a filha mais nova, a partir de setembro de 2022, cessando apenas em março de 2023, quando os pais se estavam a divorciar.
Formar e educar crianças e jovens é, antes de tudo, ajudá-los a pensar, a resolver problemas e dar-lhes instrumentos para o fazerem.
Aparentam ter uma vida divertida, com poucas regras e limites. São vistos por milhões de crianças e adolescentes como os “maiores”, constituindo uma referência. Tânia Correia explica o perigo dos comportamentos dos youtubers na vida dos mais novos
As denúncias anónimas têm aumentado, sobretudo desde a pandemia. Mas por vezes não passam de vinganças pessoais ou quezílias entre vizinhos.
Em Portugal é reportado um caso por cada dia de escola.
Alguns dos videojogos mais vendidos desde o início do ano são considerados violentos. André Silva, professor e coordenador da Licenciatura em Psicologia do Instituto Piaget em Almada, explica que ‘indivíduos particularmente suscetíveis poderão usar um videojogo como inspiração para um ato violento’.
Portugal não reportou os dados à OCDE sobre a frequência na creche. A rede apenas responde a 50% da necessidade e governo compromete-se a apresentar um diagnóstico até ao final do ano.
Na infância só se olha para o presente, que decorre numa valsa lenta sem pressas, diferente do passo desvairado dos adultos
Menino que esfaqueou colegas não pode responder criminalmente pelos seus atos e deverá ser colocado num centro educativo, por decisão do tribunal.
PJ não revela, mas abusador será o pai das vítimas
Ontem faltaram 130 crianças, hoje o número baixou para 34.