Cristãos na Síria estão em risco e com medo. Guerra, perseguição religiosa, pobreza e autoritarismo forçaram a sua fuga, sendo hoje apenas 3%. Forças rebeldes jihadistas agora no poder relembram o pesadelo recente e o medo voltou.
O momento da ressurreição de Cristo poderá trazer outra luminosidade ao mundo católico, segundo os fiéis acreditam. Mas os abusos sexuais e as divisões na Igreja anunciam tempos difíceis.
Segundo relatório, a maioria dos cerca de três mil ataques ocorreram em França e Alemanha. Mesquitas também não escapam à onda de ódio.
Se passarmos com tempo as notícias que existe na FAIS poderemos constatar claramente que há muitas notícias que não são conhecidas do mundo ocidental, porque abafadas conscientemente.
No total 245 milhões de cristãos sofrem perseguição
Um grupo de muçulmanos ajudou a proteger vários cristãos que viajavam num autocarro queniano, atacado na segunda-feira pelo grupo terrorista Al-Shabab, revela a agência Reuters.
Nos Estados Unidos os cristãos são cada vez em menor número, apesar de a percentagem continuar elevada face à maioria dos países desenvolvidos. Em 2007, 78,4% dos americanos adultos diziam-se cristãos, mas um estudo refere que são 70,6% neste momento. No mesmo período, os agnósticos e ateus subiram para quase 23% e a população aumentou…
O Governo condenou hoje, “da forma mais veemente, o chocante e cobarde homicídio” de 21 cristãos coptas egípcios na Líbia, reivindicado pelo grupo radical Estado Islâmico, anunciou fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Muçulmanos, cristãos e judeus vão rezar juntos pela paz, em Lisboa, numa reacção aos atentados de Paris que causaram 20 mortes, incluindo as dos autores dos ataques à redacção do jornal satírico Charlie Hebdo e a um supermercado judeu.
O papa Francisco e o patriarca ortodoxo Bartolomeu I pediram hoje à comunidade internacional que “dê uma reposta apropriada” aos ataques contra cristãos nos países do Médio Oriente.
O patriarca dos católicos da Síria, Gregorios III Laham, considera, em entrevista à Lusa, que a origem do movimento terrorista Estado Islâmico constitui ainda um “mistério” e que os cristãos são perseguidos por motivos financeiros.