Em Portugal, em 2023, a atividade gerou um impacto económico direto superior a 83 milhões.
A Europa manteve-se o principal mercado emissor de passageiros com o Reino Unido a liderar, representando 38% do total.
Atividade de cruzeiros teve um impacto económico direto na cidade superior a 83 milhões de euros
A taxa turística na cidade de Lisboa começou a ser aplicada em janeiro de 2016 sobre as dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros nas unidades hoteleiras ou de alojamento local
Em 2019, o setor dos cruzeiros em Lisboa gerou, ainda, a produção de 840 milhões de euros para a economia, 133 milhões de euros em impostos e 8 863 empregos, revela estudo.
Um passageiro gasta, em média, cerca de 367 euros na cidade.
Reservas de verão trazem “perspetivas muito boas”.
Em comunicado, o Porto de Lisboa congratula-se com os resultados alcançados em 2021 “num contexto de pandemia e de grandes incertezas e adversidades”.
A associação ambientalista Zero alertou hoje, 12 de setembro, para o regresso da poluição associada aos navios de cruzeiro em Lisboa, que voltarão à cidade na segunda-feira.
Passageiros já podem embarcar e desembarcar. Mas há limites e exceções.
Recorde-se que a taxa de carbono – que vai ser, assim, cobrada aos passageiros de aviões e cruzeiros – surgiu na sequência de uma proposta do PAN, aprovada no Parlamento no dia 25 de novembro. As receitas vão reverter para o Fundo Ambiental.
A decisão vai afetar a programação de três navios baseados na Flórida, com partida prevista do porto de Miami. “Os hóspedes afetados pelos cruzeiros cancelados receberão um crédito de Cruzeiro Futuro que poderá ser utilizado em qualquer partida para qualquer navio, até ao dia 31 de Dezembro de 2021″, refere a empresa.
Interdição de cruzeiros está em vigor já desde 14 de maio.
Esta decisão deve-se à “evolução da situação epidemiológica que continuou a agravar-se”, aponta o despacho.
Informação está a ser avançada pela imprensa local, que refere que o episódio aconteceu ontem à noite. Turistas seguiram diretos do cais em 50 autocarros para Portugal, país onde o desembarque está também proibido. Também há um caso de um avião que terá sido desviado para Lisboa.
Lisboa recebeu o Óscar para melhor porto de cruzeiros dos World Travel Awards, mas ainda assim, a sua utilização está aquém das suas capacidades.
Aumento da dimensão dos navios levou a que o porto crescesse 22% no número de turistas