Esta é a resposta de David Neeleman ao ministro das Infraestruturas que esteve no Parlamento a ser ouvido sobre o eventual futuro processo de privatização da TAP, audição na qual foram trocadas várias acusações, sobretudo com o PSD, e abordada a anterior gestão privada da companhia.
David Neeleman acusou o líder do PS de ter tecido “afirmações falsas” sobre a sua pessoa no debate com o candidato às legislativas do PSD, exigindo um pedido de desculpa a António Costa.
David Neeleman acusa o líder do PS de ter tecido “afirmações falsas” sobre a sua pessoa no debate com o candidato às legislativas do PSD, Rui Rio.
Ex-acionista privado de referência vai intentar ação cível contra o Estado português na qual pedirá uma indemnização multimilionária. Batalha jurídica promete ser duradoura.
Maior acionista privado da companhia aérea nacional reage em comunicado às notícias que dão conta da sua intenção de vender a sua participação na empresa.
A Azul é acusada pela concorrente Latam de querer comprar a Avianca sem gastar dinheiro. Em Portugal, vários partidos anunciaram esta semana, depois de notícia do SOL, que vão questionar o acionista da TAP sobre a operação de compra, em 2015.
Empresário David Neeleman conseguiu ‘prémio’ da Airbus de cerca de 70 milhões de euros com a troca da encomenda feita pela TAP pública, de aparelhos A350, pelos novos modelos A320 e A330. Foi esse montante que usou como investimento privado no processo de compra, em 2015.
O Governo é maioritário, mas quem manda são os privados e quem mais ganha é a companhia brasileira de David Neeleman, Azul, que viu finalmente as contas levantarem voo. Decisões de partilha de rotas e mudanças na administração têm causado tensão à esquerda.
Acionista defende que Fernando Pinto salvou TAP com a aposta que fez no Brasil, mas contas mostram prejuízos avultados.
A transportadora aérea de David Neeleman, sócio de Humberto Pedrosa na TAP, acumulou prejuízos de 267 milhões de reais (cerca de 60 milhões de euros) até setembro.
Com a recusa de Neeleman em voltar atrás na privatização, opções do Governo são escassas e têm riscos. Reverter a operação por via administrativa ou nos tribunais pode implicar indemnizações e violação de leis comunitárias. Venda pode ainda ser colocada em causa pela ANAC, que dá parecer final em fevereiro.
David Neeleman, um dos novos donos da TAP, vendeu a um grupo chinês 23,7% da companhia aérea que detém no Brasil, a Azul. O empresário americano vai encaixar 427 milhões de euros com a operação (1,7 mil milhões de reais).
O empresário David Neeleman afirmou hoje que os cerca de 150 milhões de euros que o consórcio tinha que pagar no fecho da compra “está a chegar ao banco hoje”, revelando que receava pela falência da companhia.
O consórcio Atlantic Gateway, formado por Humberto Pedrosa e David Neeleman para comprar 61% da TAP, já alterou a sua estrutura, passando de sociedade anónima para sociedade por quotas, com dois sócios e nove gerentes.
A holding de David Neeleman que participa no consórcio vencedor da privatização da companhia aérea tem capitais próprios negativos e dá prejuízo desde 2011, segundo documentação a que o SOL teve acesso.
O empresário David Neeleman, um dos parceiros do consórcio Gateway, que hoje assinou o contrato de compra de 61% do capital da TAP, afirmou que quer reforçar as ligações da companhia com os Estados Unidos e o Brasil.
Os advogados que trabalham com Germán Efromovich na privatização da TAP estão a analisar se há ou não margem para contestar a entrega da companhia aérea a Humberto Pedrosa e David Neeleman.
Conhecido na aviação por já ter criado de raiz quatro companhias aéreas, David Neeleman é a nova cara da TAP. O Conselho de Ministros decidiu ontem atribuir ao consórcio do empresário de nacionalidade americana e brasileira os destinos da companhia aérea, onde também entra o português Humberto Pedrosa, dono da Barraqueiro.
David Neeleman também já entregou a sua proposta para comprar a TAP, sabe o SOL.