Helena Carreiras disse, em declarações aos jornalistas, na base naval do Alfeite, Almada, que o navio “acaba de fazer uma missão” de treino de vários dias às ilhas Selvagens, na Madeira, “e regressou ao Funchal sem qualquer incidente.
Só este mês entraram no Portal Base cerca de 90 contratos cujo adjudicante é o Ministério da Defesa Nacional – Marinha. Valor chega quase aos 3,5 milhões.
Militares na reserva ativa e fora da efetividade, cerca de 8 mil, seriam os primeiros a ser chamados. Lei da Defesa Nacional determina que Estado pode mobilizar cidadãos para defesa da Pátria, parcial ou totalmente.
A resposta da ministra segue a linha de como o Ministério da Defesa tem vindo a esclarecer as dúvidas sobre o ataque informático descoberto pela Inteligência norte-americana.
Decisão é justificada pela evolução da pandemia da covid-19.
Nas Forças Armadas e na Defesa, o mais importante agora é colocar as ‘pedras de fecho’ nalguns sistemas e decidir corajosamente na gestão de recursos.
João Gomes Cravinho afirma que os vários ramos das Forças Armadas deram “todas as garantias quanto à segurança dos equipamentos que estão guardados”