Os insetos foram agora detetados em Cascais e Pombal, o que leva a Direção-Geral de Saúde (DGS) a apelar à adoção de medidas de prevenção e controlo.
80% das infeções registadas na região, ocorreram no Brasil.
O Brasil prevê receber até 6,2 milhões de doses de uma vacina japonesa contra a dengue em 2024, contudo, por se tratar de uma vacinação que requer duas doses da vacina, o valor encomendado apenas imuniza 3,1 milhões de pessoas, sendo insuficiente para enfrentar a atual explosão de casos.
Apesar de a presença do mosquito não ser inédita no país, em Lisboa não tinha sido detetada até agora.
Estudo realizado em Jogjacarta, na Indonésia, mostra redução de 77% nas infeções por dengue e menos 86% nas hospitalizações.
Há centenas de casos diagnosticados
O mosquito não estava infetado com nenhum agente biológico
É a primeira vez que o mosquito transmissor desta doença é detetado em Portugal
O Brasil registou este ano, até 18 de Abril, 745.900 casos de febre dengue, 229 deles mortais, o que significa uma situação de epidemia, indicam números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.
Investigadores do Reino Unido, incluindo um português da Universidade de Oxford, concluíram num estudo recente que a Ilha da Madeira apresenta ciclos climáticos incompatíveis com o vírus da dengue.
O mosquito transmissor da dengue, o ‘Aedes aegypti’, voltou a atacar na Madeira. As autoridades de saúde não têm ainda registo de cidadãos com dengue mas, sobretudo na cidade do Funchal, já são muitos os que sentiram a picada.
A cidade de Campinas, onde ficará a selecção portuguesa durante o Mundial2014 de futebol no Brasil, já registou 35.184 casos de dengue desde o início do ano e, pelo menos, três pessoas morreram, segundo dados oficiais.
Uma equipa de cientistas conseguiu concluir quais as regiões do Brasil mais expostas a um surto de dengue durante o Mundial de futebol.