Ao contrário dos Certificados de Aforro, cuja remuneração está indexada à taxa Euribor, os bancos decidem quanto vão pagar de juro dos depósitos a prazo. Para já, acenam com grande liquidez e resistem ao pagamento de juros atrativos.
Enquanto o aumento dos juros se reflete nas prestações a pagar das casas, o mesmo não acontece nas poupanças. Um cenário que não se repete no Aforro porque ‘beneficia’ com a subida da Euribor e poderá ganhar adeptos.
Particulares tinham, no final do mês passado, 180,4 mil milhões de euros depositados nos bancos residentes.
Em relação aos empréstimos aos particulares, o montante total ascendia a 97,2 mil milhões na finalidade habitação e 19,5 mil milhões no consumo.
Desde o início da pandemia as famílias aumentaram os seus depósitos junto dos bancos residentes em 19,7 mil milhões de euros.
Dados foram revelados pelo Banco de Portugal.
Este é o segundo mês consecutivo em que as famílias aumentam as suas poupanças.
Os dados foram divulgados pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) na Síntese de Indicadores do Setor Bancário, que toma como referência os dados divulgados pelo Banco de Portugal
Depois de outubro, os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação continuaram a cair em novembro. Tal os concedidos a sociedades não financeiras, apesar dos juros estarem num mínimo histórico.
O Crédito Agrícola é o único banco a apresentar um depósito a prazo a pensar no segmento feminino.
D de desinteressante e de desinvestimento. É desta forma que a DECO e os economistas consultados pelo SOL caracterizam a nova série D dos Certificados de Aforro (CA), marcada por um corte significativo nas taxas de juro. O Governo posicionou os produtos de poupança do Estado ao nível ou abaixo da oferta bancária e é…
O ano da resolução do BES mostrou uma nova tendência na poupança: a migração dos depósitos a prazo para os Certificados de Aforro e do Tesouro Poupança Mais. A taxa média bruta dos novos depósitos a prazo fixa-se em 1,3%, de acordo com os últimos dados do Banco de Portugal (BdP). No entanto, a maioria…
Os depósitos do BCP aumentaram mais de mil milhões de euros só no terceiro trimestre deste ano, segundo as contas até Setembro hoje divulgada pelo banco.
O Banco de Portugal aplicou à sucursal em Portugal do Banque Privée Espírito Santo (BPES) medidas de intervenção correctiva, tendo nomeado dois gerentes provisórios para a entidade de forma a assegurar a preservação dos seus activos, informou hoje o supervisor.