Neste episódio, Luís Ferreira Lopes reflete sobre o processo de descentralização de competências para os municípios.
A dirigente centrista e ex-líder da JP distrital de Lisboa acredita que o partido voltará à AR já nas próximas legislativas. Apontando “falta de coragem” ao Governo para enfrentar o problema da habitação, defende que é preciso um programa de assistência económico-social, com uma diminuição efetiva dos impostos.
País vai hoje ser analisado em raio-x. A recente crise política deverá ser usada como arma de arremesso, assim como o problemas dos incêndios e da saúde. Economia parece descansar Governo, mas oposição promete não abrandar.
A informação foi confirmada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros.
Foi aprovado o acordo para a transferência de competências do Estado para os municípios (descentralização) nas áreas da Educação e Saúde.
Na moção ao Congresso, a estrutura defende a criação de uma nova Lei das Finanças Locais.
Matosinhos terá ‘um novo e histórico ímpeto no crescimento e desenvolvimento industrial’, garante a autarca Luísa Salgueiro, que enuncia os projetos do concelho a Norte, bem como da ANMP, Associação que dirige, e que tem sobre a mesa o polémico dossiê da descentralização.
Metade dos concelhos abrangidos pela transferência de competências na Saúde deverão assinar os autos até ao final deste mês.
O candidato à liderança do PSD acusou o PS de “não levar a sério” o processo.
A descentralização foi um dos temas da reunião entre o social-democrata e o autarca Rui Moreira.
Uma mudança de local poderia ser benéfico para outros tribunais, mas não para aquele, consideram juízes do Constitucional. Rui Rio já reagiu criticando posição do tribunal.
Fenprof pede que processo de descentralização seja travado e que se reverta o que foi feito até agora.
Líder do PSD apresentou esta quarta-feira projeto de lei para a descentralização.
Declarações do primeiro-ministro surgem na sequência das críticas de Rui Moreira
Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública participa nas reuniões.
Bragança, Castelo Branco e Guarda vão receber gabinetes do Executivo.
Os próximos quatro anos terão temas quentes de sobra para debater no Parlamento, na concertação social, nas autarquias e na Europa. Há também um caso de justiça – o de Tancos – que pode marcar a legislatura.
O SOL noticiou este sábado que a central nuclear de Almaraz pediu para que a licença de exploração fosse alargada
Secretário-geral da Assembleia pediu parecer a auditora jurídica e contrariou veto a mais gastos para avaliar descentralização