Situação irá, no entanto, sendo reavaliada em face da situação epidemiológica no país. Entidades beneficiárias dos apoios devem comunicar à DGArtes todos os cancelamentos e adiamentos de atividades e projetos artísticos.
A terceira fase do Procedimento Simplificado do Programa de Apoio a Projetos da DGArtes abriu na passada segunda-feira e fechou minutos depois. Candidatos dizem que este é um ‘sistema de rifas’ e que, mais do que a validade do projeto, conta a velocidade da internet.
“Com a crise dos últimos anos perdeu-se uma geração de artistas”, denunciam os signatários da carta emoldurada que será entregue quarta-feira a António Costa.
Primeiro-ministro recebeu nesta sexta-feira a Comissão Informal de Artistas.
Ministro foi ao parlamento esclarecer os deputados sobre a polémica em torno do novo modelo de apoio às artes. Secretário de Estado admitiu possibilidade de abertura de uma segunda fase de audiência prévia pela DGArtes
Ministro relembrou que os resultados dos concursos são provisórios e ainda estão a ser analisados
A escalada da contestação do meio artístico à atuação de um governo que prometia uma mudança ultrapassa já os resultados dos concursos que pela primeira vez seguiram o novo modelo de apoio às artes – uma das grandes bandeiras desta tutela. Depois de vários reforços anunciados, pelo ministro e pelo próprio António Costa, o setor…
António Costa afirmou, esta quinta-feira, que o reforço de 2,2 milhões de euros no financiamento destinado às artes tem como fim garantir que todas as entidades no passado não o percam agora com a aplicação do novo modelo.
Secretário de Estado afirmou que o primeiro-ministro está “completamente a par do que se passa”. E na mesma linha da garantia do ministro de que não deixará cair as estruturas que “merecem apoio”, lembrou que os resultados respeitantes ao teatro são ainda provisórios.
Luís Filipe de Castro Mendes garantiu que o governo não deixará “certamente” cair estruturas que “merecem apoio”. Depois de forte contestação, apoios ao teatro para o quadriénio 2018-2021 serão reforçados em 900 mil euros anuais.
Grupo parlamentar do PCP apresentou proposta de reafetação de 1,5 milhões de euros do Fundo do Fomento Cultural do Ministério da Cultura e de 5,9 milhões da Dotação Provisional do Ministério das Finanças.
O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, requereu à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP) a anulação do concurso para dirigentes da Direcção-Geral das Artes (DGArtes).