DGAV só admite retirar estes alimentos dos supermercados, caso se registe casos de doença nas explorações comerciais.
No início do mês, a DGAV já tinha reportado casos de gripe das aves nos distritos de Aveiro e Faro.
Em 2023, contabilizaram-se 56 notificações de cultivo, com destaque para a região Centro (26)
Apesar da deteção de um caso de infeção pelo vírus da gripe das aves num animal selvagem, o estatuto de país livre desta doença em aves de capoeira mantém-se
A doença não se transmite de animal para animal, nem passa para humanos, o que afasta qualquer problema de saúde pública.
Foram fiscalizados 30 estabelecimentos de produtos para animais, como “petshops, clínicas veterinárias, drogarias e cooperativas agrícolas” no distrito do Porto.
Em Portugal a DGAV aprovou a utilização de insetos para a alimentação humana e comparando com a produção bovina, para a produção de cada unidade de proteína de inseto é apenas necessário 1/10 de alimentação, 1/2500 de água, ocupa 1/200 de terra, é 15 vezes mais rápida a produzir e emite 1/100 de gases com…
A validação do estatuto de “país livre” é feita pela Organização Mundial para a Saúde Animal.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária está a acompanhar os surtos de salmonela detetados em França e no Reino Unido.
Portugal soma 16 focos de infeção pela gripe das aves, detetados nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro. Recorde-se que o primeiro caso foi confirmado em 30 de novembro de 2021, numa capoeira doméstica no concelho de Palmela, Setúbal.
Note-se que no início de dezembro, já tinha sido detetado um foco de gripe das aves numa exploração caseira em Palmela, Setúbal. Já foi ativado o plano de contingência.
Níveis de óxido de etileno identificados são mil vezes superiores ao limite máximo de resíduos aplicável.
Carta enviada na sequência das críticas lançadas pelo primeiro-ministro depois da morte de mais de 70 cães e gatos em incêndio em Santo Tirso.
Decisão foi anunciada esta quinta-feira.
“Esta é uma oportunidade para aproveitar para fazer alterações na orgânica da administração do Estado”, defende o partido.
Fernando Bernardo estava no cargo desde 2006.
Mais de 100 cavalos foram apreendidos no início de novembro. Desses, 14 já morreram e foram enterrados esta segunda-feira com a ajuda do IRA