Palavras do chefe de Estado serviram para elogiar o povo português, mas também para apontar, novamente, o dedo ao Governo de António Costa.
João Galamba, que chegou pouco antes, foi recebido com insultos e assobios.
Primeiro-ministro iria participar, na sexta-feira, na cerimónia militar presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, em Braga, e depois em Londres.
Para a associação, o feriado nacional é também “simbolicamente, o momento exato para assinalar aqueles que foram vítimas da pátria, como é, neste caso, a situação desesperada dos lesados do Banif”.
A goesa Nádia Rebelo assinalou a data do 10 de junho, dia de Portugal, de Cãmões e das Comunidades Portuguesas com uma interpretação do Hino Nacional, que já soma milhares de visualizações. Veja o vídeo.
O debate terá início às 17h e será transmitido pelo Facebook.
A “cerimónia simbólica” contará com as intervenções de Marcelo Rebelo de Sousa e do Cardeal D. Tolentino Mendonça, que preside a Comissão Organizadora do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
João Miguel Tavares disparou contra os políticos no Dia de Portugal. Socialistas não gostaram e acusam-no de populismo. O comentador responde que fez ‘a coisa certa no sítio certo’.
No dia de Portugal falou-se muito das pessoas mas falou-se pouco do país
O desfile das Forças Armadas no Dia de Portugal foi uma demonstração do estado a que o Estado chegou. Nem com camuflagem lá vai
“Não podemos nem devemos esquecer ou minimizar insatisfações, cansaços, indignações, impaciências, corrupções, falências da justiça, exigências constantes de maior seriedade ou ética na vida pública”, declarou.
Presidente admite que comemorações podem ser estendidas a África do Sul
PR rejeita “rupturas, mesmo que tentadoras”, nas comemorações do Dia de Portugal
A democracia só aceitou comemorar o 10 de junho três meses depois da revolução. Não deixou de ser feriado mas, em 1975, o governo apelou “à batalha da produção”.
O Presidente da República está a considerar a hipótese de levar as comemorações do Dia de Portugal ao Brasil em 2018.