doclisboa


  • De Timor a um Interrail, como Zé Pedro se fez rock’n’roll

    Depois da estreia no Doclisboa, Zé Pedro Rock’n’Roll chegou esta semana às salas. Um documentário de Diogo Varela Silva, o realizador que o conheceu tinha ainda sete anos, quando o guitarrista de Xutos e Pontapés, uma banda que começava, se mudou para a casa onde vivia com a avó, Celeste Rodrigues.

    De Timor a um Interrail, como Zé Pedro se fez  rock’n’roll

  • A cultura e as marcas

    É hoje uma tendência as marcas assumirem opiniões, por vezes até controversas, como é exemplo a Nike, a Jigsaw, o Ikea, ou tantas outras, e a cultura pode muitas vezes ser um veículo para tal.

    A cultura e as marcas

  • Milla, de Valérie Massadian, é o grande vencedor do 15.° Doclisboa

    Festival encerra com exibição de “Era Uma Vez Brasília”, de Adirley Queirós

    Milla, de Valérie Massadian, é o grande vencedor do 15.° Doclisboa

  • The Reagan Show. A esperança intergalática na humanidade

    Apenas por delito de imaginação se vê em “The Reagan Show” um banquete de cinismo. O documentário estreia esta sexta-feira em Portugal, no DocLisboa. 

    The Reagan Show. A esperança intergalática na humanidade

  • DocLisboa, difícil é escolher

    Decorre até dia 30 a 14.ª edição do DocLisboa, com  259 filmes, entre os quais 46 portugueses, 13 deles em competição.

    DocLisboa, difícil é escolher

  • A revolução de Peter Watkins

    Arranca hoje a 14.ª edição do DocLisboa, com “Oleg and the Rare Arts” na sessão de abertura e “Culloden”, na Cinemateca. Primeira obra da retrospetiva integral que o festival dedica ao realizador que revolucionou o documentário

    A revolução de Peter Watkins

  • DocLisboa: Camuflar ficção e real

    Cada vez mais o cinema documental não se fecha numa definição. A tendência não é recente, diz o programador do DocLisboa Adriano Smaldone, recordando o trabalho de Robert Flaherty, considerado um dos pais do cinema documental, cuja obra, nos anos de 1920, procurou sempre diluir as fronteiras entre realidade e ficção. Assim, mais do que…

    DocLisboa: Camuflar ficção e real

  • Festival DocLisboa abre hoje com dedicatória a Chantal Akerman

    O Festival Internacional de Cinema DocLisboa tem início hoje, com uma programação que questiona o que é o cinema documental, como afirmou a direção, e que é dedicada à realizadora belga Chantal Akerman, que morreu este mês.

    Festival DocLisboa abre hoje com dedicatória a Chantal Akerman

  • Um mapa-múndi provocador

    Mais de 200 filmes para descobrir na 13.ª edição do festival de documentário DocLisboa.

    Um mapa-múndi provocador

  • Doclisboa 2015 com mais de 200 filmes ‘arriscados e provocadores’

    Mais de 200 filmes, “arriscados e provocadores”, que questionam o conceito de documentário e que tratam do presente, com um olhar no passado, serão mostrados em outubro no 13.º Doclisboa, descreveram hoje os diretores do festival.

    Doclisboa 2015 com mais de 200 filmes ‘arriscados e provocadores’

  • Doclisboa: Particíp(i)o presente

    Um livrinho de 90 páginas, acompanhado de um folheto, qual mapa das projecções, resume a 12.ª edição do Doclisboa. Não é exagero: quem não queira perder alguns dos 250 filmes a exibir até dia 26 deve investir tempo a estudar o programa (também em www.doclisboa.org).

    Doclisboa: Particíp(i)o presente

  • Festival DocLisboa começa esta quinta-feira

    O DocLisboa, o maior festival português dedicado ao documentário, inicia hoje uma programação de 250 filmes, que pretende colocar o espectador perante a História.

    Festival DocLisboa começa esta quinta-feira

  • DocLisboa arranca quinta-feira

    O DocLisboa, o maior festival português dedicado ao documentário, começa na quinta-feira mostrando uma programação de 250 filmes, que pretende colocar o espectador perante a História, em muitos casos, de acontecimentos recentes.

    DocLisboa arranca quinta-feira

  • A poesia do real no Doclisboa

    Um movimento e um autor estão no centro das duas retrospectivas da 12.ª edição do Doclisboa, o festival internacional de cinema documental que irá decorrer em Lisboa e Almada entre os dias 16 e 26 de Outubro e que vê este ano serem acrescentadas duas salas ao seu circuito. 

    A poesia do real no Doclisboa