Depois da estreia no Doclisboa, Zé Pedro Rock’n’Roll chegou esta semana às salas. Um documentário de Diogo Varela Silva, o realizador que o conheceu tinha ainda sete anos, quando o guitarrista de Xutos e Pontapés, uma banda que começava, se mudou para a casa onde vivia com a avó, Celeste Rodrigues.
É hoje uma tendência as marcas assumirem opiniões, por vezes até controversas, como é exemplo a Nike, a Jigsaw, o Ikea, ou tantas outras, e a cultura pode muitas vezes ser um veículo para tal.
Festival encerra com exibição de “Era Uma Vez Brasília”, de Adirley Queirós
Apenas por delito de imaginação se vê em “The Reagan Show” um banquete de cinismo. O documentário estreia esta sexta-feira em Portugal, no DocLisboa.
Decorre até dia 30 a 14.ª edição do DocLisboa, com 259 filmes, entre os quais 46 portugueses, 13 deles em competição.
Arranca hoje a 14.ª edição do DocLisboa, com “Oleg and the Rare Arts” na sessão de abertura e “Culloden”, na Cinemateca. Primeira obra da retrospetiva integral que o festival dedica ao realizador que revolucionou o documentário
Cada vez mais o cinema documental não se fecha numa definição. A tendência não é recente, diz o programador do DocLisboa Adriano Smaldone, recordando o trabalho de Robert Flaherty, considerado um dos pais do cinema documental, cuja obra, nos anos de 1920, procurou sempre diluir as fronteiras entre realidade e ficção. Assim, mais do que…
O Festival Internacional de Cinema DocLisboa tem início hoje, com uma programação que questiona o que é o cinema documental, como afirmou a direção, e que é dedicada à realizadora belga Chantal Akerman, que morreu este mês.
Mais de 200 filmes para descobrir na 13.ª edição do festival de documentário DocLisboa.
Mais de 200 filmes, “arriscados e provocadores”, que questionam o conceito de documentário e que tratam do presente, com um olhar no passado, serão mostrados em outubro no 13.º Doclisboa, descreveram hoje os diretores do festival.
Um livrinho de 90 páginas, acompanhado de um folheto, qual mapa das projecções, resume a 12.ª edição do Doclisboa. Não é exagero: quem não queira perder alguns dos 250 filmes a exibir até dia 26 deve investir tempo a estudar o programa (também em www.doclisboa.org).
O DocLisboa, o maior festival português dedicado ao documentário, inicia hoje uma programação de 250 filmes, que pretende colocar o espectador perante a História.
O DocLisboa, o maior festival português dedicado ao documentário, começa na quinta-feira mostrando uma programação de 250 filmes, que pretende colocar o espectador perante a História, em muitos casos, de acontecimentos recentes.
Um movimento e um autor estão no centro das duas retrospectivas da 12.ª edição do Doclisboa, o festival internacional de cinema documental que irá decorrer em Lisboa e Almada entre os dias 16 e 26 de Outubro e que vê este ano serem acrescentadas duas salas ao seu circuito.