duas-palavras



  • Uma defesa de António Costa

    Quando António Costa ‘tomou’ o poder, critiquei-o asperamente. Não me pareceu que o seu resultado eleitoral lhe permitisse ter a legitimidade política para governar o país. Passos Coelho tinha ganho as eleições, somando os votos não precisou do CDS para garantir mais deputados do que os socialistas. A jogada de Costa era de puro instinto…

    Uma defesa de António Costa

  • Marcelo Presidente é boa notícia para Costa

    Não creio que a falta de interesse pelas eleições presidenciais seja o resultado da falta de paciência dos portugueses com a política e os políticos. Talvez até o contrário, revela mais o desinteresse dos políticos pelo cargo de Presidente da República.

    Marcelo Presidente é boa notícia para Costa

  • Assunção Cristas é mais Jagger do que Bowie

    A recusa de Nuno Melo ir a jogo é uma excelente notícia para o CDS. Se tivesse concorrido à liderança ganharia com o apoio das principais distritais do partido, mas o partido voltaria a ser o do táxi.

    Assunção Cristas é mais Jagger do que Bowie

  • Aos médicos só falta serem dados aos leões

    Em tempo de campanha eleitoral para a Presidência da República (a mais triste de que tenho memória), o país atravessa uma crise de que dificilmente se recomporá. Não por causa do endividamento, do défice, das desavenças parlamentares ou da desagregação do sistema financeiro – mal ou bem, existe a esperança de que se encontrem soluções…

    Aos médicos só falta serem dados aos leões

  • Passos Coelho tem de acompanhar Portas

    A decisão de Paulo Portas tornou inevitável a saída de Passos Coelho da liderança do PSD – se o ex-primeiro-ministro não tomar a iniciativa perderá uma grande parte do capital político conquistado nos últimos anos.

    Passos Coelho tem de acompanhar Portas

  • Deve deixar de existir ministro da Educação

    A escolha de Tiago Brandão Rodrigues para a pasta da Educação é uma boa surpresa, um ar fresco após a passagem de Nuno Crato que, como a maior parte dos intelectuais, incorreu em dois pecados capitais no exercício de um cargo de poder: foi arrogante na catalogação das suas certezas e desajustadamente agressivo para provar…

    Deve deixar de existir ministro da Educação

  • A palavra de um comunista

    É o que se conclui sobre o delicado processo negocial entre as esquerdas, de cujo resultado se esperam notícias seguras somente neste fim de semana. Ao tempo em que foi anunciada, a tal «solução» não era mais do que uma hipótese ou uma esperança, tudo indicando que Costa tomou, cedo de mais, os desejos por…

    A palavra de um comunista

  • Os comunistas não têm vantagem em assinar

    Um dia, há cerca de cinco anos, numa das últimas conversas com o meu pai, perguntei-lhe se colocava a hipótese de apoiar a candidatura de Fernando Nobre – a pergunta não era inocente, ele já era comunista antes de eu nascer e, pormenor que me parecia relevante, dava-se bem com o criador da AMI e…

    Os comunistas não têm vantagem em assinar

  • E se Cavaco se demitisse?

    A maioria dos analistas (a começar por mim próprio), precisa de pedir a Apolo que abençoe um novo oráculo de Delfos. Sabemos que a realidade supera a ficção, mas convém não exagerar – parecia óbvio que Costa poderia ganhar facilmente as eleições ao contrário do ‘pobre’ Seguro; parecia claro que depois de uma austeridade militante…

    E se Cavaco se demitisse?

  • António Costa é passado

    Cavaco Silva vai esgotar todos os seus recursos para viabilizar o governo liderado por Passos Coelho. Na sua comunicação ao país o Presidente da República deixou claro que não empossará (em qualquer circunstância) António Costa. Cai assim por terra a possibilidade de uma coligação de esquerda, cai por terra também a estratégia de sobrevivência, verdadeira…

    António Costa é passado

  • A moral de António Costa

    Um governo com o Partido Comunista e o Bloco não é uma notícia necessariamente má. Os dois partidos representam um milhão de votos que lhes foram entregues por pessoas que não se sentem representadas numa democracia de mercado. Um problema que é uma doença no regime, convém que não alastre sob pena de o sistema…

    A moral de António Costa

  • António Costa não ganhou apenas o debate

    António Costa ganhou o debate mais esperado. E colocou-se numa posição invejável para vencer as próximas legislativas. Vários comentadores afirmaram por estas horas que faltam vinte dias, demasiados para que se possa garantir para que lado cairá o pêndulo da balança. É verdade, mas não é absolutamente linear que as eleições não tenham ficado encaminhadas,…

    António Costa não ganhou apenas o debate

  • Só uma coisa choca nos cartazes

    Há uma semana que o país ouve falar de cartazes. Políticos, comentadores, jornalistas e fóruns populares peroram sobre estética, ‘tiros nos pés’, marketing, publicidade e de tudo o que, teoricamente, menos deveria interessar. Pequenas coisas e folclore que tornam os debates políticos parecidos com as mesas-redondas de futebol. Por vezes, preciso de um minuto para…

    Só uma coisa choca nos cartazes

  • O destino de Passos e Costa está ligado à Grécia

    A União Europeia nasceu com uma matriz utópica que a realidade e as suas circunstâncias transformaram num projecto ferozmente pragmático – os ideólogos desta construção partiram do princípio de que projectos radicais nunca poderiam ganhar eleições nacionais, isso seria paradoxal, uma regressão impossível. A paz, o bem-estar de uma maioria, uma ideia de progresso, de…

    O destino de Passos e Costa está ligado à Grécia