editorial


  • 43 cm de diferença

    Portugal estreou-se no Euro e manteve o registo a que já habituou os adeptos: ficou a sensação de que a superioridade face ao adversário (República Checa) era evidente, mas a possibilidade de derrota iminente. À parte disso, mantém-se a fé inabalável de que a vitória pode estar sempre ao alcance da equipa. Tal como no…


  • Não é sobre Dahmer, é o depois

    O sucesso que tem atingido já a tornou na segunda série em inglês mais vista de sempre – apenas atrás da quarta temporada de ‘Stranger Things’ – e, na semana de estreia, bateu mesmo a audiência da série sul-coreana ‘Squid Game’, com um total de 196,2 milhões de horas visualizadas. 

    Não é sobre Dahmer, é o depois

  • Os dois grupos do verão

    Habitualmente estes últimos fazem-se notar com mais facilidade, pelas mais diversas razões, que, no resto do ano, vamos tentando justificar com outros cenários possíveis porque, lá está, não podemos simplesmente encaixar num dos lados da divisão usada exclusivamente entre finais de junho e setembro.

    Os dois grupos do verão

  • Lisboa-Madrid-Turim

    Mas ainda antes do pontapé de saída entre Benfica e FC Porto, o jogo grande acontecia em Madrid. Também com bola, mas com raquetes, Carlos Alcaraz e Novak Djokovic mostravam o melhor que o ténis mundial tem para oferecer.

    Lisboa-Madrid-Turim

  • O equilíbrio do dia-a-dia

    O conceito Blue Monday não é novo e instalou-se no calendário na terceira segunda-feira de janeiro. Todos os anos.

    O equilíbrio do dia-a-dia

  • O rapazito das flores

    Há situações estranhas que nos fazem questionar e deixam-nos a pensar sobre determinadas motivações, levando-nos muitas vezes a entrar em labirintos complexos que quase nunca valem a pena. 

    O rapazito das flores

  • Bacalhau desfiado e sapatinho à porta

    Só imaginar o regresso a algum tipo de confinamento, mesmo que parcial, é suficiente para deitar as mãos à cabeça. Mas vamos acreditar que ainda é tempo de evitar cenários piores.

    Bacalhau desfiado e sapatinho à porta

  • Substituição: gelados por castanhas

    Mas será o próprio tempo o melhor lembrete nesta transição para o não assim tão desejado horário de inverno, estando mesmo previsto que irá lançar vários alertas sob a forma de chuva e rajadas de vento. 

    Substituição: gelados por castanhas

  • Que não nos falte o cheiro a verão

    Tem sido um ano e meio a sacudir (ou mesmo repreender) quem tenta cumprimentar de forma mais afetuosa, além dos pedidos reforçados para ser cumprida a distância social. 

    Que não nos falte o cheiro a verão

  • “Festival Sporting” segue sobre rodas

    Também sobre rodas, os carros de Cristiano Ronaldo fizeram acelerar (ainda mais) os rumores sobre a sua saída da Juventus no final desta época, com o estádio de Alvalade a ser colocado imediatamente como um dos possíveis destinos.

    “Festival Sporting” segue sobre rodas

  • Namoro em Alvalade

    Com a celebração do dia dos namorados a ter que ser adaptada ao período de confinamento, o Sporting bem que pode assistir ao filme de recordes que tem protagonizado nos últimos meses.

    Namoro em Alvalade

  • 17.47h e um puzzle acabado

    As ideias para se ficar entretido em casa começam a escassear e aquele puzzle de milhares de peças também se resolveu rápido.

    17.47h e um puzzle acabado

  • Feiras medievais e outras modas

    A aposta no turista low cost, do all inclusive, das feirinhas medievais e outras bacoquices é errada: hipoteca o futuro do setor e do país

    Feiras medievais e outras modas

  • Fechar a torneira à seca

    Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), não choverá nos próximos dias. Só a partir de quarta-feira da próxima semana está prevista chuva um pouco por todo o país, ainda que em algumas zonas a probabilidade ronde os 40%. O país está numa situação de seca extrema. O mês de…

    Fechar a torneira à seca

  • Editorial do b.i.: Graça Fonseca

    Graça Fonseca, secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, é uma pessoa reservada. É a própria que o diz na entrevista ao Diário de Notícias em que assume a sua homossexualidade. «Só dei uma entrevista de fundo até esta. Prezo muito a minha vida privada, é o meu espaço de liberdade. E quem tem…

    Editorial do b.i.: Graça Fonseca

  • Editorial do b.i.: A dignidade de dar

    Deixo aqui um apelo. A Missão Esperança continua a precisar de voluntários para, e passo a citá-la «assegurar kits de alimentação, higiene e ração para os animais que são distribuídos no local; receber, triar e organizar roupa para as pessoas que ficaram sem casas e tirar escombros de casas ardidas».

    Editorial do b.i.: A dignidade de dar

  • Editorial B.I: Aprender a amar

    É inevitável. Mais ou menos românticos, todos nós, quando nos cruzamos com alguém que partilha a vida com outra pessoa há 20, 30, 40, 50 anos, em determinado momento da conversa questionamos qual o segredo. 

    Editorial B.I: Aprender a amar

  • Os salários da CGD e as obsessões em curso

    Há qualquer coisa de pornográfico no facto de a nova gerência da Caixa Geral de Depósitos, o banco público, ver os seus salários aumentados para o dobro quando, ao mesmo tempo, não há dinheiro para mais nada – nem para o investimento público, nem para as pensões miseráveis dos “agora-talvez-não-tão-pobres-assim”, segundo o novo léxico do…

    Os salários da CGD e as obsessões  em curso

  • Os lados bom e mau do turismo

    Digamos que a cidade, à semelhança do Porto, se tornou um enorme postal ilustrado onde os habitantes locais não passam de estátuas. Repito, nada contra.