O último recorde tinha sido batido na quarta-feira, 29 de setembro, quando o MWh alcançou o valor de 189,90 euros.
O aumento do preço da luz no mercado grossista já está a fazer ‘estragos’ no cliente. Analistas explicam o que está a acontecer e o que poderá ser feito.
Após uma subida histórica na semana passada, os preços médios diários da eletricidade descem para o valor mais baixo à semana do último mês.
O fornecimento de eletricidade, gás natural e água não podia ser cortado desde janeiro, devido a medidas implementadas no contexto da pandemia de covid-19. Serviços de telecomunicações também podem voltar a ser suspensos.
Há famílias que “receberam faturas de eletricidade de 200€ para um mês de consumo, quando o valor médio que costumavam pagar seria de 80€”.
O relatório do regulador adianta que o consumo de eletricidade naquele mercado registou uma diminuição de 69 GWh relativamente ao mês anterior para 41 949 GWh, “o que representa um decréscimo de 0,2% face ao mês anterior e de 2,4% face ao homólogo”.
Portugal é o quinto país da União Europeia onde existem mais pessoas com dificuldades para aquecer devidamente as suas casas. Os dados surgem no estudo do Eurostat, referente a 2018, onde se conclui que nesse período cerca de um quinto dos portugueses (19,4%) não revelou capacidade financeira para fazer face aos custos do aquecimento na…
Dia 1 de janeiro de 2021 é a data limite estabelecida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Diploma foi publicado esta segunda-feira em Diário da República
Este aumento aplica-se apenas aos clientes que não estão no mercado liberalizado.
Mercado livre de eletricidade já conta com 4,4 milhões de clientes. O número foi avançado pela ERSE e diz respeito ao mês de fevereiro, o que representa um aumento de 0,8 face ao mês anterior e pesa cerca de 90% do consumo total de Portugal continental.
Vive sem luz, não pode usar o telefone, internet, muito menos ligar a televisão ou o aquecimento, toma banho com água fria e não é capaz de sair de casa – as visitas até têm de deixar os relógios à porta. Simplesmente não pode ter qualquer contacto com a rede eléctrica: as dores tornam-se insuportáveis.
A EDP Comercial manteve a sua posição como o principal operador no mercado livre em número de cliente.
A Associação Eu e os Meus Irmãos lançou uma campanha para tentar dar luz a várias famílias de Moçambique.
O número de clientes de eletricidade em regime de mercado é superior a 4,23 milhões, valor próximo de representar 70% do número total de consumidores em Portugal continental, segundo a Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE).
A assistência técnica a avarias no fornecimento de eletricidade registou em 2014 “um aumento do número de incumprimentos” mas que foi corrigido pelo pagamento das compensações e pelo tempo médio de chegada ao local, refere um relatório da ERSE divulgado hoje.
Seis mil portugueses contactaram a Deco nos primeiros sete meses deste ano com dúvidas ou reclamações acerca da mudança de comercializador de eletricidade ou gás, razão pela qual a associação lança hoje uma plataforma digital para recolha de relatos.