Trump está de volta à Casa Branca. O regresso do magnata à liderança dos EUA representa a confirmação de rutura ideológica no próprio partido e na política externa da administração Biden
Jaime Nogueira Pinto, politólogo, escritor e professor universitário, falou com o Nascer do SOL sobre as eleições americanas, de onde Donald Trump emergiu como grande vencedor
Republicano soma agora 312 votos eleitorais contra os 226 da candidata democrata.
Encontro vai ocorrer na sala oval.
Donald Trump estará de volta à Casa Branca no início do próximo ano. Os republicanos registaram uma vitória mais folgada do que se esperava, ganhando o voto popular e reavendo a maioria no Senado
Um cristão do ‘bible belt’, conservador e tradicionalista, procura quem defenda os seus valores contra os excessos da cultura ‘woke’ e do politicamente correto
Uma política protecionista da economia americana poderá levar a Europa a tremer
Presidente cessante enfatizou a necessidade de “baixar a temperatura” da política dos EUA
Chefe de Estado vai pronunciar-se sobre resultado das eleições e a transição para a administração Trump.
“Não ouvirão a vice-presidente esta noite, mas ouvi-la-ão amanhã”.
Benjamin Netanyahu e Volodymyr Zelensky já felicitaram Trump. Israel fala numa “vitória muito necessária para o mundo”.
Kamala Harris não fala hoje. Acompanhe aqui.
As consequências de uma vitória de Trump serão sísmicas, sobretudo se, como não é de todo inverosímil, os Republicanos vierem também a dominar ambas as Câmaras do Congresso…
O 45.º Presidente dos Estados Unidos, um controverso magnata do ramo imobiliário de Nova Iorque que agora encabeça a mudança da direita americana, espera tornar-se no segundo Presidente a servir um segundo mandato não consecutivo.
Kamala Harris poderá vir a ser a primeira Presidente dos EUA. O seu progressismo marca uma viragem à esquerda do Partido Democrata, que se foca agora em impedir Donald Trump de recuperar as chaves da Sala Oval. Harris foi a responsável por revitalizar a campanha democrata.
Desde a chegada da Coca-Cola, nos anos 20, com o slogan criado por Fernando Pessoa, passando pelas Levi’s a surgirem na Base das Lajes ou pelas cadeias de fast food, a presença da cultura americana em território nacional faz-se notar.
Para se perceber o apelo extraordinário que Trump tem, é preciso pensar num fenómeno como o do wrestling: é a partir de uma geral indiferença do público face àquilo que ocorre na arena política que emerge este lutador sem qualquer tipo de escrúpulos.
Da população à economia, do exército à indústria, passando pelo petróleo e pela religião, aqui fica um breve raio-x da nação mais influente do mundo.
O Presidente Biden teceu um comentário polémico na terça-feira à noite durante uma entrevista à estação televisiva CNN na qual defendeu Porto Rico, após o comediante Tony Hinchcliffe ter apelidado o território de “ilha flutuante de lixo” durante o comício eleitoral de Donald Trump no Madison Square Garden, em Nova Iorque.