O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) referiu que a indeminização que o jornalista foi obrigado a pagar foi “totalmente desproporcionada” e terá tido um efeito “desencorajador na discussão política”.
O medo da morte é um fantasma presente em todas as civilizações. A morte inspira receio e respeito. Também por isso, quando uma pessoa morre torna-se invariavelmente um santo. De um dia para o outro, deixa de ter defeitos. Os patifes em vida transformam-se em pessoas respeitáveis, estimáveis, bondosas mesmo. E os seus piores inimigos…
O director da TSF, Paulo Baldaia, anunciou hoje a criação do Prémio Emídio Rangel, em homenagem ao fundador daquela rádio, que vai ser atribuído anualmente a trabalhos feitos por rádios locais, universidades e nos países da lusofonia.
Hesitei muito antes de fazer esta crónica, porque Emídio Rangel não me era uma personagem simpática. Essa ‘antipatia’ não resultou de nenhum preconceito ou parti-pris, pois de início tinha boa impressão dele. Mas a vida afastou-nos irremediavelmente.
José Alberto Carvalho, actual director de Informação da TVI, conheceu Emídio Rangel quando estava a trabalhar na Rádio Nova, uma estação local do Porto que tinha um acordo com a TSF integrando uma cadeia nacional de rádios. O primeiro contacto directo foi quando , nas vésperas do então jovem jornalista ir à África do Sul,…
O presidente do conselho de administração da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, destacou hoje o “papel fundamental” de Emídio Rangel na história da rádio e televisão privadas em Portugal, nomeadamente na SIC.
Emídio Rangel, fundador da TSF e ex-director geral da SIC e da RTP, morreu esta quarta-feira aos 66 anos, vítima de cancro.