As ambições de Duarte Cordeiro foram apresentadas no debate sobre o estado da nação, na Assembleia da República. O títular da pasta do Ambiente quer amplificar investimentos nos vários setores da energia que Portugal terá tendência a dominar no mercado e encontrar soluções para reutilização da água e para o reforço do caudal do médio…
No passado mês de fevereiro registou-se um período consecutivo de 210 horas de abastecimento exclusivamente renovável e exportação de eletricidade durante 86% do tempo, invertendo a dependência externa do país e comprovando o impacto positivo da incorporação renovável no preço do mercado Ibérico grossista de eletricidade.
O destaque vai para a produção hidroelétrica e eólica, ambas com cerca de 25% em 2020, segundo dados da REN – Redes Energéticas Nacionais.
Operação estará concluída até final de dezembro e permite ao Taguspark reduzir a sua dependência da rede elétrica em 23% e cortar a emissão de 251 toneladas de CO2 por ano.
Consumo de gás natural bateu recorde no primeiro mês de 2019, mas peso das renováveis hídrica (36%), eólica (24%), biomassa (5%) e fotovoltaica (1,2%) já representaram 67% das necessidades dos portugueses.
Investimentos privados deverão rondar entre os 800 e os mil milhões de euros, segundo as contas do ministro.
A produção de energia eólica subiu 28% em setembro para os 829 Gigawatt-hora (GWh), valor que compara com os 647 GWh de setembro de 2016.
Mais de metade da eletricidade produzida vem de fontes renováveis. O desafio é chegar à energia final
O objetivo centrar dos painéis centra-se numa produção de energia que permita garantir a iluminação pública de uma cidade de cinco mil habitantes.
Francisco Ferreira, que saiu da Quercus e fundou a Zero, diz que o segredo para Portugal deixar de depender de energias fósseis e cumprir o acordo de Paris está mesmo no sol. E critica o abrandamento da sensibilização para a reciclagem.
O avião Solar Impulse 2 (SI2) dirige-se hoje para a Índia, no primeiro grande trajecto marítimo programado no projecto que pretende tornar esta aeronave, movida por energia solar, a primeira a dar a volta ao mundo.