A questão hoje já não é a identificação do problema, mas a forma de o solucionar. Infelizmente a maioria das escolas públicas não só ainda não estão preparadas para lidar com crianças para as quais a aprendizagem é mais difícil, como por vezes não possibilitam que estas possam ter o apoio extra de que necessitam.
Os pagamentos estarão em atraso desde julho.
Doença foi detetada em 42 pessoas
Associações que vão às escolas fazer terapias aos alunos com deficiências garantem que estes não recebem os apoios de que necessitam. Criticam o tempo que cada técnico tem para cada um: meia hora.
Professores das escolas de ensino artístico especializado vão manifestar-se na próxima semana, em Lisboa, contra os atrasos nos pagamentos de verbas comunitárias que já estão a impedir o pagamento de alguns salários.
No Colégio Bola de Neve, em Lisboa, a fotocopiadora avariou-se há dois dias mas não será arranjada em breve, apesar de ser essencial para garantir o apoio ao estudo dos alunos que frequentam esta escola do ensino especial. Gonçalo Pimentel, director desta instituição sem fins lucrativos, disse ao SOL que a situação é grave, pois…
A Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) recebeu hoje a garantia do Governo de que as verbas em dívida do Orçamento de Estado para os colégios de ensino especial deverão ser desbloqueadas em breve porque o visto do Tribunal de Contas, do qual depende este pagamento, deve ser divulgado “a qualquer momento”.
Uma portaria conjunta dos Ministérios das Finanças e da Educação aprovou na terça-feira o pagamento de 4,87 milhões de euros para 14 escolas particulares do ensino especial para o corrente ano lectivo.