Ainda não se sabe as circunstâncias do incidente.
Para serem apoiados, os alunos maiores de 18 anos não podem ultrapassar os limites de faltas injustificadas.
Pelo terceiro ano consecutivo, os alunos do ensino secundário só se candidatam a exame se precisarem das provas para aceder ao ensino superior.
Os resultados dos exames nacionais serão revelados a 19 de julho.
De acordo com o Ministério de Educação, cerca de 150 mil alunos estão inscritos para a realização de exames nacionais do ensino secundário, prevendo-se a execução de um total de 263 mil provas nas várias disciplinas.
Catarina tem 16 anos e realizará este ano exames do Secundário pela primeira vez, enquanto Guilherme, de 17, terminará o 12.º ano em plena pandemia. Estão entre milhares de jovens que ainda não sabem como vão ser os exames nacionais e explicam o que os preocupa.
Portugal era, em 2020, o país da União Europeia com a maior proporção de adultos, entre os 25 e os 64 anos, sem o Ensino Secundário.
Foram realizadas nesta segunda fase 47.666 provas, um aumento de 14,5% face ao ano passado.
A secretária de Estado da Valorização do Interior disse que esta medida poderá entrar “em vigor no próximo ano letivo”.
Os estabelecimentos públicos e privados do ensino secundário vão realizar testes antigénios (Trag) nesta quarta-feira. Os Ministérios de Educação e da Saúde elaboraram um documento para o consentimento “infomado a obter juntos dos encarregados de educação, bem como informação sobre a importância do processo de testagem para fornecer à comunidade educativa”.
Os alunos só serão obrigados a realizar os exames que necessitem para ingressar no ensino superior, o resto será avaliado pelos professores de cada disciplina.
Número de estabelecimentos públicos e privados também diminuiu
Cada um dos jovens contemplados por esta medida receberá 50 euros mensais para despesas relacionadas com a educação. Para além disso, contará com o apoio de um mentor que “o acompanhará na sua trajetória” e, para isso, tem de assistir a pelo menos 80% das aulas durante o ano letivo.
Primeira fase de exames decorre até ao final do mês
A manifestação dos ‘coletes amarelos’ motivou uma maior adesão ao protesto dos estudantes contra a reforma dos exames finais
Exame de Matemática A realizou-se ontem em todas as escolas do país
Um em cada cinco alunos chumba ou desiste de estudar no ensino secundário e é no 12ª ano que o sucesso se revela mais complicado, indicam dados do Ministério da Educação e Ciência.
O novo secretário de Estado da do Ensino Básico e Secundário é Fernando José Egídio Reis, que tomará posse na terça-feira, pelas 17:00, anunciou a Presidência da República.
Mais de metade dos alunos inscritos para os exames nacionais do ensino secundário manifestaram a intenção de prosseguir estudos para o ensino superior, registando-se uma ligeira redução em relação a 2013, de acordo com dados do Ministério da Educação.