Luís Carriço, diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, afirma que o ensino superior está sub-financiado e o sistema ‘desnorteado’. Reclama um ‘bom modelo’ de avaliação para distinguir politécnicos de universidades.
Solicitações podem ser feitas através da nova página oficial do Governo (gov.pt).
Menos de metade dos candidatos é que conseguiu colocação, no entanto sobraram vagas.
A grande preocupação diária dos pais é o que fazer depois das aulas terminarem, principalmente quem frequenta o ensino público.
A Universidade do Porto lançou o curso de Engenharia Aeroespacial, com 30 vagas, e estreou-se no topo da tabela. Já os últimos colocados de cursos como o de Farmácia na Guarda tiveram médias negativas.
O Executivo liderado por Luís Montenegro defende que é “necessário criar desde já uma resposta de emergência”.
O valor atribuído a estudantes com bolsa, para a deslocação, está atualmente fixado em 25 euros mensais.
Engenharias continuam a ser os cursos com maiores médias de ingresso e os de Direito os que registam o número mais elevado de alunos matriculados. Na lista dos cursos com recém-licenciados inscritos no IEFP os os lugares cimeiros variam entre Design e Filosofia, sendo os mais garantidos de empregabilidade as Engenharias e Enfermagem.
Novo diploma pretende permitir que mais alunos possam beneficiar de bolsas.
“O caminho deste Governo não é o caminho que os estudantes querem”, refere o documento.
Apenas 44% dos beneficiários do escalão A de ação social escolar transitaram para o ensino superior
Escolas e universidades devem promover programas especiais de empreendedorismo
Em debate, Pedro Santa Clara, diretor da Escola 42, da TUMO Coimbra e professor de Finanças na Nova SBE, e Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra há cinco anos, onde leciona desde 1989.
O Ensino Superior precisa de uma reforma? Está preparado para ajudar o país, neste novo ciclo político?
Em Portugal, o ensino é orientado para a memorização. No Reino Unido, o pensamento crítico é rei.
Em debate, Pedro Santa Clara, diretor da Escola 42, da TUMO Coimbra e professor de Finanças na Nova SBE, e Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra há cinco anos, onde leciona desde 1989.
O Ensino Superior precisa de uma reforma? Está preparado para ajudar o país, neste novo ciclo político?
Sem se comprometer com um cenário alternativo concreto de acesso ao ensino superior, o conselho recomenda o reforço da responsabilidade das instituições de ensino superior no processo
Neste pequeno país cabem vários regimes, dependendo de onde se venha, viva e estude.