António de Almeida Dias, representante das Universidades Privadas denúncia preconceitos ideológicos e discriminação em relação ao setor. Reclama regras claras na acreditação de cursos e na avaliação das instituições. Diz ainda que não faz sentido o estatuto especial da Universidade Católica.
A pesquisa, que envolveu 848 estudantes de universidades e politécnicos das regiões Norte, Centro, Alentejo e da Área Metropolitana de Lisboa, destaca a gravidade da pobreza energética no país.
Dos requerimentos submetidos este ano letivo, mais de 10 mil não foram aceites.
Luís Carriço, diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, afirma que o ensino superior está sub-financiado e o sistema ‘desnorteado’. Reclama um ‘bom modelo’ de avaliação para distinguir politécnicos de universidades.
Solicitações podem ser feitas através da nova página oficial do Governo (gov.pt).
Menos de metade dos candidatos é que conseguiu colocação, no entanto sobraram vagas.
A grande preocupação diária dos pais é o que fazer depois das aulas terminarem, principalmente quem frequenta o ensino público.
A Universidade do Porto lançou o curso de Engenharia Aeroespacial, com 30 vagas, e estreou-se no topo da tabela. Já os últimos colocados de cursos como o de Farmácia na Guarda tiveram médias negativas.
O Executivo liderado por Luís Montenegro defende que é “necessário criar desde já uma resposta de emergência”.
O valor atribuído a estudantes com bolsa, para a deslocação, está atualmente fixado em 25 euros mensais.
Engenharias continuam a ser os cursos com maiores médias de ingresso e os de Direito os que registam o número mais elevado de alunos matriculados. Na lista dos cursos com recém-licenciados inscritos no IEFP os os lugares cimeiros variam entre Design e Filosofia, sendo os mais garantidos de empregabilidade as Engenharias e Enfermagem.
Novo diploma pretende permitir que mais alunos possam beneficiar de bolsas.
“O caminho deste Governo não é o caminho que os estudantes querem”, refere o documento.
Apenas 44% dos beneficiários do escalão A de ação social escolar transitaram para o ensino superior
Escolas e universidades devem promover programas especiais de empreendedorismo
Em debate, Pedro Santa Clara, diretor da Escola 42, da TUMO Coimbra e professor de Finanças na Nova SBE, e Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra há cinco anos, onde leciona desde 1989.
O Ensino Superior precisa de uma reforma? Está preparado para ajudar o país, neste novo ciclo político?
Em Portugal, o ensino é orientado para a memorização. No Reino Unido, o pensamento crítico é rei.
Em debate, Pedro Santa Clara, diretor da Escola 42, da TUMO Coimbra e professor de Finanças na Nova SBE, e Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra há cinco anos, onde leciona desde 1989.