Atualmente, os cervejeiros estão a ter de pagar 80% a mais por novas garrafas de vidro do que pagavam há um ano.
No caso de Portugal, alguns supermercados já limitaram a venda de óleos alimentares (importados da Ucrânia) por cliente.
Os líderes dos 27 países da União Europeia pediram à CE para melhorar a segurança alimentar do continente, num momento em que se receia pela escassez de alguns alimentos e matérias-primas, dado que ambos os países Rússia e Ucrânia são grandes produtores de cereais. No caso de Portugal, o Ministério da Agricultura já adiantou que ainda…
A hipótese de transvases do Norte para Sul foi relançada pelo bastonário dos Engenheiros, mas na passada semana, num encontro a Norte, mereceu cartão vermelho, surpresa e cautela: ‘Numa crise, quem vai decidir entre a vinha do Douro e a laranja e milho do Alentejo?’. Tema promete guerra.
Alemanha abre a porta a 300 mil migrantes, mas diz que poderá precisar de um milhão. Europa envelhecida vai ter de apelar aos migrantes se não quiser ficar paralisada. Portugal não foge à regra e empresários desesperam com falta de trabalhadores. Construção civil, agricultura e turismo são as áreas mais desfalcadas
O aumento dos preços das matérias-primas, a escassez da oferta e o aumento da procura contribuíram para encarecer os mais variados produtos. Mas tendência já era expectável.
A escassez de várias matérias primas um pouco por todo o mundo não é nova. Chegou com a pandemia. Mas, com o passar do tempo, o problema fica cada vez mais difícil de resolver. Não se vê um fim à vista e há produtos que já estão a fazer falta. E entra aqui a lei…
Em Portugal, a empresa aumentou as vendas em 5% em relação ao ano anterior.
“É inqualificável a acção de um ministro que já demonstrou que não tem as mínimas condições para continuar no cargo”, lê-se no comunicado.
Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tinha dito que o mundo enfrentava uma escassez de equipamentos de prevenção contra o novo coronavírus.
“Cidadãos, empresas, agentes do setor agrícola e Estado devem comprometer-se com o uso sustentável da água, num país que é parcialmente afetado por escassez hídrica e onde se prevê um agravamento desta condição no futuro próximo”, apela um dos técnicos da associação em comunicado.
Em 2035, o mundo pode vir a assistir a uma escassez de petróleo no mercado global.